O que é tempo cronológico em um texto?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

O tempo cronológico é o tempo real, é o tempo da natureza, dividido em dias, semanas, estações do ano, e etc. É o tempo marcado pelo relógio. Esse tempo é denominado como tempo externo, justamente por estar a parte do personagem, por ser externo a ele. E também é conhecido como tempo histórico.

O tempo cronológico é definido como o tempo onde se desenrolam as atividades humanas: nascimento, crescimento, ir para a escola, as festas, etc. O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade.

Tempo: o tempo se refere à duração das ações da narrativa e desenrolar dos fatos na história. Ele pode ser cronológico, quando se trata de acontecimentos marcados pelas horas, dias e anos, ou pode ser psicológico, quando se refere às lembranças e às vivências das personagens.

Os verbos podem ser conjugados de maneiras diferentes de acordo com o modo verbal e o tempo verbal. Indicam o momento da ação do verbo em relação ao momento em que se fala. Há, basicamente, três tempos verbais: presente, pretérito (passado) e futuro.

Tempo cronológico e tempo histórico.

Quando se fala de tempo cronológico, nos referimos aquele que é usado como referência das atividades humanas, como o nascimento, crescimento, idade escolar, festas. Já o tempo histórico é utilizado para remeter a acontecimentos que marcam a humanidade, como por exemplo, a Segunda Guerra Mundial.

O tempo cronológico é o tempo dos relógios e dos calendários, esse tempo é medido em frações exatas e constantes de tempo: um dia tem sempre 24 horas, uma hora tem sempre sessenta minutos e um ano tem sempre 12 meses.

Existem três tipos de tempo em uma narrativa: o Cronológico, o Psicológico e o Metafísico (MOISÉS, 2014, p. 130).

O tempo histórico ou cronológico obedece ao ritmo do relógio, ao tempo social. O tempo psicológico “ignora” a marcação do relógio, é interior, cronometrado pelas vivências e pensamentos de cada um.

Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história. Uma narrativa é um tipo de texto descritivo de histórias fictícias ou reais, com personagens inseridos em determinados tempo e espaço.

Os cinco elementos da narrativa procuram estabelecer: o que acontece (o fato); quando acontece (o tempo); onde acontece (o cenário); como acontece (o enredo); e quem diz o que acontece (o narrador).

Os tipos de textos reúnem 5 tipos (narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo) sendo caracterizados por conterem um objetivo e uma estrutura geralmente fixa. Já os gêneros textuais são estruturas que surgem dos tipos de textos.

O tempo designa as condições meteorológicas de determinado momento. Por exemplo, tempo chuvoso, tempo quente, tempo ensolarado, tempo úmido, tempo frio, tempo seco. Assim, o tempo é uma característica momentânea da atmosfera e o clima é um fator mais permanente.

Diz-se que algo é cronológico quando está organizado, listado ou descrito na ordem em que realmente aconteceu, adotando-se o tempo como referência.