Quais são as propriedades dos lipídios?

Perguntado por: anovaes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).

Tipos de lipídios

  • os lipídios mais simples são os triglicerídeos, ou triacilgliceróis. ...
  • os fosfolipídios, ou fosfoglicerídios, resultam da união de lipídios com fosfato. ...
  • os esterídeos ou esteróis são grupos mais complexos de lipídios. ...
  • os cerídeos, por sua vez, têm função protetora e impermeabilizante.

O grau de insaturação e o comprimento da cadeia hidrocarbonada determinam significativamente as propriedades físicas dos ácidos graxos, tais como solubilidade e ponto de fusão. Dessa forma, por exemplo, quanto maior a cadeia carbônica e menor as ligações insaturadas, menor o potencial solúvel do ácido graxo em água.

Portanto, os ácidos graxos são as unidades bá- sicas da maioria dos lipídios.

Os lipídios são as gorduras que os alimentos apresentam e que trazem benefícios para a saúde, especialmente aqueles que tem origem vegetal e animal. O consumo dos lipídios auxilia no desenvolvimento e manutenção no organismo, atuando como reserva de energia, isolante térmico e no auxílio na absorção de vitaminas.

Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir de ácidos graxos e álcool que desempenham importantes funções no organismo dos seres vivos. Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, tais como óleos e gorduras.

Entre as suas funções, destacam-se o fornecimento de energia para o corpo e a síntese de hormônios (testosterona, progesterona e estradiol) e sais biliares. Os lipídios podem ser encontrados em alimentos como a gema de ovo, as carnes vermelhas, as oleaginosas, os óleos vegetais, entre outros.

Os óleos são líquidos, enquanto que as gorduras são sólidas a temperatura ambiente. Óleos e gorduras são ésteres; produtos da reação entre o glicerol e um ácido carboxílico graxo, isto é, ácidos de cadeias longas (POTTER, 1978; UIEARA, 2003). Cerca de 96% do seu peso total é constituído por moléculas de ácidos graxos.

Os óleos constituem aproximadamente 34% da energia na alimentação e fornecem 9 kcal/g. Tem a importante função em fornecer energia ao organismo, garantir a saciedade, produzir hormônios, enzimas e transportar vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

ÁCIDOS GRAXOS: SATURADOS, INSATURADOS, TRANS, ÔMEGA 3 E 6.

Os lipídios ou gorduras são moléculas orgânicas insolúveis em água e solúveis em certas substâncias orgânicas, tais como álcool, éter e acetona. Também chamados lípidos ou lipídeos, essas biomoléculas são compostas por carbono, oxigênio e hidrogênio.

Questão Sobre os lipídios, é correto afirmar que. todos são grandes moléculas com longa cadeia de hidrocarbonetos, portanto, são hidrofílicos. os triglicerídeos, que constituem a principal reserva energética de animais e plantas, são armazenados sob a forma de gorduras.

Os ácidos gordos saturados obedecem à fórmula CH3 – (CH2)n – COOH, e possuem um número par de átomos de carbono.

Características gerais dos lipídios
São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.

Os lipídios podem ser encontrados em alimentos de origem animal ou vegetal. As principais fontes lipídicas de origem animal são as carnes, em primeiro lugar, vermelhas ou brancas. Também encontramos lipídios em alta quantidade na pele de aves, ovos, leite e seus derivados.