Quais são as práticas do fascismo?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Assim, no fascismo não existe valorização da liberdade, da integridade física, da igualdade ou mesmo da vida. Nos regimes fascistas, o desprezo pelos direitos humanos é transmitido para a população, que passa a ser conivente com práticas como execuções, torturas, prisões arbitrárias, etc.

A ideia dos fascistas era tomar o poder da Itália a partir da via eleitoral, mas também por meio de atos violentos contra os opositores, especialmente contra os socialistas. O uso da violência pelos fascistas contra os socialistas recebeu forte apoio de diversas camadas da sociedade italiana.

Entre as principais características desse sistema estão a concentração do poder nas mãos de um único líder, o uso da violência e o imperialismo.

A doutrina fascista prescrevia que todas as esferas da sociedade deveriam ser controladas pelo governo. De acordo com Mussolini em seu livro Doutrina Fascista, as ações humanas realizadas fora do Estado não possuíam valor. Isso porque o pensamento fascista foi moldado pelo coletivismo de Karl Marx e Giovanni Gentile.

A ascensão do fascismo na Itália está diretamente relacionada com a crise econômica que o país viveu. Além disso, tem relação com a frustração italiana com a Primeira Guerra Mundial e com o temor da expansão do socialismo no país. O líder do fascismo italiano foi Benito Mussolini.

Dessa forma, o fascismo clássico apresenta cinco características: é chauvinista, antiliberal, antidemocrático, antissocialista e anti-operário.

Hoje, dois séculos depois, significa propor uma perspectiva de retorno a uma sociedade em que o pai pega sua autoridade do pai da pátria, o qual a recebe diretamente de Deus. Significa que há só um Deus, uma única pátria e um só tipo de família. Um slogan amplamente usado por Mussolini durante 20 anos de fascismo.

O que é fascismo? De forma geral, o fascismo é um regime autoritário com concentração total do poder nas mãos do líder do governo. Esse líder deveria ser cultuado e poderia tomar qualquer decisão sem consultar previamente os representantes da sociedade.

A ideologia fascista se caracteriza pelo totalitarismo, a defesa um governo forte e centralizado, onde não existem partidos políticos, eleições ou parlamento. Também era contra as ideias socialistas, liberais e democráticas.

O integralismo brasileiro ideologicamente defende a propriedade privada, o resgate da cultura nacional, o moralismo, valoriza o nacionalismo, os valores morais prática cristã, o princípio da autoridade (e portanto a estrutura hierárquica da sociedade), o combate ao comunismo e ao liberalismo econômico.