O que aconteceu depois do fascismo?

Perguntado por: talves . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

A Queda do fascismo refere-se a uma série de eventos ocorridos na Itália em 1943, que levaram à derrubada de Benito Mussolini. Mussolini seria preso e depois libertado pelos alemães, constituindo posteriormente a República Social Italiana.

Como consequência, o fascismo trouxe uma ditadura totalitária, fim da democracia e dos partidos, controle sindical, perseguições de opositores, censura dos meios de comunicação e controle total na educação e nas escolas.

Em abril de 1945, Mussolini foi capturado, enquanto fugia da Itália, por guerrilheiros italianos que lutaram pela derrubada do fascismo. O líder fascista foi executado por um pelotão de fuzilamento em 28 de abril de 1945, e seu corpo foi levado para exposição em praça pública na cidade de Milão.

O fascismo foi o regime de governo na Itália de 1922 até 1943.

O líder italiano Benito Mussolini morreu no dia 28 de abril de 1945 quando tentava fugir de Itália. Foi executado por resistentes anti-fascistas no norte do país e o seu corpo e o da amante, Claretta Petacci, exibidos em público.

A Queda do fascismo refere-se a uma série de eventos ocorridos na Itália em 1943, que levaram à derrubada de Benito Mussolini. Mussolini seria preso e depois libertado pelos alemães, constituindo posteriormente a República Social Italiana.

De fato, o fascismo conseguiu subjugar aparelhos de Estado específicos de mobilização de massas (partidos, sindicatos, etc.), fenômeno que, em geral, não se encontra, ao menos na mesma medida e sob a mesma forma institucional (condicionando a própria forma de Estado), nos outros regimes de exceção.

O fascismo rejeita a afirmação de que a violência é automaticamente negativa por natureza e acredita que a violência, guerra ou imperialismo são meios pelos quais se pode chegar ao rejuvenescimento da nação.

Hoje, dois séculos depois, significa propor uma perspectiva de retorno a uma sociedade em que o pai pega sua autoridade do pai da pátria, o qual a recebe diretamente de Deus. Significa que há só um Deus, uma única pátria e um só tipo de família. Um slogan amplamente usado por Mussolini durante 20 anos de fascismo.

Resposta verificada por especialistas
b) Segundo o autor, os principais obstáculos seriam a crescente prosperidade aparentemente irresistível da economia mundial, o declínio da guerra como instrumento de política nacional para os grandes países da era nuclear e por fim, a redução da ameaça revolucionária.

Um grupo de comunistas italianos prendeu Mussolini e sua amante, Carla Petacci. No dia 28 de abril de 1945, ambos foram executados e tiveram seus corpos publicamente expostos em uma praça da cidade de Milão.

Além da Itália e Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, Hungria, Romênia, Espanha bem como na África do Sul e Brasil.

A vitória do Exército Vermelho sobre a Wehrmacht alemã impôs ao 3º Reich sua primeira derrota, e deixou claro que nazismo e fascismo poderiam ser vencidos. Até fevereiro de 1943, a Alemanha não havia sido derrotada em nenhuma de suas investidas.

Walter Audisio

A versão geralmente aceita dos eventos é que Mussolini foi alvejado por Walter Audisio, um partisan comunista que usava o nome de guerra de "Coronel Valerio".