O que contribuiu para o fim da Guerra Fria?

Perguntado por: uviana . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Os historiadores atribuem dois acontecimentos importantes para o fim da Guerra Fria: a queda do Muro de Berlim, em 9 novembro de 1989 e o fim da União Soviética, em 1991.

O fim da Guerra Fria dura cerca de dois anos, se consideramos dois fatos principais: a queda do Muro de Berlim, em 1989 e o final da União Soviética, em 1991.

O fim da União Soviética foi resultado da má administração do país por seus governos autoritários e corruptos. Ao final da década de 1970, a crise econômica que se instalou nela levou o país à crise política até a sua dissolução, com a renúncia de Gorbachev, em dezembro de 1991.

O agravamento da crise do sistema socialista ocasionou um processo de enfraquecimento da União Soviética, que culminou na sua fragmentação em 1991. Com isso, houve a unificação da Alemanha, a independência dos países que integravam a URSS e, consequentemente, o fim da ordem geopolítica mundial bipolar.

Veja algumas das inovações desenvolvidas nesse período, algumas nós usamos até hoje.

  • Primeiro satélite artificial e o GPS. Hoje em dia nós somos dependentes de satélites. ...
  • Primeiro homem no espaço e o primeiro pouso na Lua. ...
  • Forno de Micro-ondas. ...
  • Computadores e a Internet. ...
  • Câmeras Digitais.

Em 1989, a queda do muro de Berlim foi o ato simbólico que decretou o encerramento de décadas de disputas econômicas, ideológicas e militares entre o bloco capitalista, comandado por Estados Unidos e o socialista, dirigido pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas USSS).

Nye divide os primeiros anos da Guerra Fria em três fases: o início gradual (1945-1947), a declaração da Guerra Fria (1947-1949) e o seu auge (1950-1962).

26 de dezembro de 1991

Com o fim da URSS, completa-se o desmonte da experiência do socialismo real iniciado em 1989 com a queda do Muro de Berlim. Termina também a Guerra Fria, que opunha o bloco socialista ao Ocidente liderado pelos Estados Unidos.

Uma das principais razões para essa derrota foi o fato de que para competir com os Estados Unidos, a união Soviética gastava grande parte do seu orçamento com gastos militares enquanto faltava dinheiro em outras áreas.

Mikhail Gorbatchov

A assinatura do acordo precipitou os acontecimentos e acelerou as formalidades de extinção da União. Quatro dias depois, o Soviete da Rússia ratificou o acordo e no natal de 1991 Mikhail Gorbatchov demitiu-se. No dia imediato, o Soviete Supremo da URSS declarou o fim da União.

O autoritarismo, com a censura à imprensa e as mais diversas formas de manifestações populares; Controle da Igreja e demais religiões; Enfraquecimento da disciplina do Partido Comunista devido à divisão ideológica; Guerra Fria e a pressão do Ocidente.

As principais consequências foram as seguintes: Rompimento de relações comerciais com a União Soviética. Aumento no Brasil, principalmente durante a Ditadura Militar, das perseguições aos defensores do socialismo. Aumento da influência política e econômica dos Estados Unidos no Brasil.