O que é o processo de industrialização?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 6 votos

A Industrialização é um processo socioeconômico que consiste na criação de indústrias e no aprimoramento de tecnologias. Neste fenômeno, a máquina passa a substituir o homem em determinadas tarefas, intensificando o processamento das matérias-primas em bens de consumo e produção.

Os três principais tipos de industrialização são: clássica, tardia e planificada.

A industrialização é o processo de desenvolvimento do setor industrial dos territórios, resultando em transformações no ordenamento espacial e no modo de vida da população. Entende-se por industrialização a implementação e o crescimento da produção industrial em um determinado território.

aumento da produtividade industrial e agrícola; aumento do consumo; generalização do trabalho assalariado; incremento da urbanização e desenvolvimento do setor de serviços.

Fases da industrialização brasileira

  • 1a fase – Período Colonial. ...
  • 2a fase – O café e as primeiras indústrias responsáveis pela industrialização brasileira. ...
  • 3a fase – Era Vargas e o desenvolvimento industrial. ...
  • 4a fase – Governo JK e as multinacionais.

A industrialização do Brasil é considerada um processo tardio, uma vez que teve início um século depois do surgimento das primeiras indústrias na Europa. As primeiras manufaturas foram abertas no território nacional durante o século XIX, mas foi somente a partir da década de 1930 que o processo ganhou força.

A primeira fase foi caracterizada pela máquina a vapor. Já a segunda pelos avanços na comunicação, como o advento do avião, telefone e televisão. E a terceira fase é definida pelo crescimento tecnológico e o avanço da biotecnologia.

O desenvolvimento da produção industrial no Brasil pode ser caracterizado por três aspectos principais: industrialização tardia, substituição de importações e dependência de capital e tecnologia estrangeiros.

O processo de transformação industrial de uma sociedade é considerado o próprio símbolo da modernidade, pois promove a expansão das cidades, a formação de grandes centros comerciais e proporciona o crescimento da economia, além de gerar mais empregos e, consequentemente, aumentar o número de consumidores.

Getúlio Vargas

O primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) foi decisivo para a industrialização brasileira. Com o governo Vargas, o Estado passa a investir e abrir empresas públicas. Ele privilegia a indústria pesada, ou seja, aquela que transforma a matéria-prima e fabrica bens de grande porte.

Industrialização tardia ou periférica
Esse modelo de industrialização ocorreu, principalmente, nos países subdesenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil.

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...

As empresas industriais contribuem para aumentar a inovação e a evolução da tecnologia no país segundo 92% dos brasileiros. O papel da indústria para diminuir as diferenças regionais é importante ou muito importante para 88% das pessoas.

Quais são os tipos de processos produtivos?

  • Linha de montagem. Aqui, a flexibilidade não tem muita chance. ...
  • Processos de projetos. Se você busca customização e autenticidade, eis aqui a chave! ...
  • Jobbing. ...
  • Processos em lote. ...
  • Processos de produção em massa. ...
  • Processos contínuos.

O processo produtivo é a combinação de fatores de produção que proporciona a obtenção de um dado produto final. Num processo produtivo são incorporados fatores que, após a sua transformação, levam a um produto final (ou acabado). Está sempre estritamente dependente da tecnologia ao dispor da empresa.