Qual a diferença entre Pangeia e Gondwana?

Perguntado por: grodrigues . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 14 votos

Gondwana é um antigo supercontinente extinto que uniu a América do Sul, Antártica, África, Índia, Arábia, Madagascar e Austrália. Gondwana, ao sul de outro supercontinente — a Laurásia —, foi formada pelo desmembramento da Pangeia, um continente antigo que englobava todas as massas de terra não submersas.

De acordo com essa teoria, em determinada época, há centenas de milhões de anos, todos os continentes formavam um só bloco, a Pangeia (do grego, pan = toda e geo = terra). Ao longo de milhões de anos, com o movimento das placas tectônicas, a Pangeia dividiu-se inicialmente em duas partes: Gondwana e Laurásia.

Gondwana foi um supercontinente que existiu ao sul da linha do Equador, por volta de 200 milhões de anos atrás, durante o Período Triássico, que incluía a junção de terras dos atuais continentes da Antártida, América do Sul, África, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Madagascar, Nova Guiné, Nova Caledônia, além das Ilhas ...

A Deriva Continental é uma teoria que afirma que, um dia, todos os atuais continentes formavam apenas uma única massa de terra firme, chamada de Pangeia. Esse supercontinente, graças ao movimento das Placas Tectônicas, fragmentou-se várias vezes até proporcionar a atual forma das massas terrestres.

Para ter uma ideia, Pangeia durou menos de 70 milhões de anos – entre o Permiano e Triássico, de 270 a 200 milhões de anos atrás. Gondwana presenciou o intervalo de tempo em que a vida na Terra sofreu uma grande diversificação (desde microrganismos marinhos até dinossauros) nos seus 350 milhões de anos de existência.

Na história do planeta, o supercontinente GONDWANA formou-se há cerca de 500 milhões de anos.

Panótia, o desconhecido antigo supercontinente da Terra.

Sydney - Um novo modelo científico demonstra o processo de separação de Austrália, Índia e Antártica do antigo continente Gondwana, que começou a se dividir há 165 milhões de anos, informou nesta segunda-feira a imprensa australiana.

O supercontinente incluía os continentes que hoje constituem Hemisfério Norte, incluindo a América do Norte, Europa e Ásia do Norte. A parte inferior do globo se chamava Gondwana.

Gondwana foi um supercontinente que existiu ao sul da linha do Equador, durante o período triássico, que incluía a junção de terras dos atuais continentes da Antártida, América do Sul, África, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Madagascar, Nova Guiné, Nova Caledônia, além das Ilhas Seicheles.

Pangeia era uma enorme massa de terra continental banhada por um único oceano que começou a se fragmentar há 230 milhões de anos e deu origem aos atuais continentes. Configuração do supercontinente Pangeia na era Paleozoica. Suas terras eram banhadas pelo oceano pantalássico.

Ele estava localizado bem no meio de um bloco gigante chamado Gondwana, que reunia o que hoje é a América do Sul, a África, a Oceania, a Antártida e alguns países do Sul da Ásia.

Pantalassa (do grego, pan - "tudo" e thalassa - oceano), também conhecido como Panthalassa ou Oceano Pantalássico, era o outrora vasto oceano global que rodeava o supercontinente Pangeia, durante as eras do Paleozóico e início do Mesozóico.

Era uma grande massa sólida cercada por um único oceano chamado Pantalassa. A composição da Pangeia era feita pela junção de todos os continentes que conhecemos atualmente. Sua existência perdurou até o começo da Era Mesozóica, quando os continentes começaram a se separar e outros oceanos passaram a existir.

Eurásia, constituem uma única massa continental, porém são divididos em dois continentes, pois representam claramente a divisão do mundo ocidental e do oriental, além de características culturais, sociais e até política distintas.