O que levou a Rússia a sair da guerra?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

As crises sociais e a Revolução Socialista na Rússia em 1917 se constituíram como principais fatores que motivaram a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial. Ouça o texto abaixo!

Após a guerra civil, visando à unificação e coesão, foi formada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que perdurou até 1991, porém, já com ideais muito diferentes dos revolucionários de 1917.

Fases da Revolução Russa
Essa fase da Revolução Russa durou uma semana e seu resultado foi imediato, czar Nicolau II abdicou do governo. Essa revolta foi resultado da insatisfação popular da tirania czarista e com a participação do país na Primeira Guerra Mundial.

Com a 1ª Guerra Mundial, o Império Russo sofreu pesadas baixas e parte de sua economia foi destruída. Após uma greve convocada por mulheres, em março de 1917, diferentes setores da sociedade apoiaram a queda do czar Nicolau II.

Em 3 de março de 1918, na fortaleza de Brest-Litovsk, na Bielorússia, o governo bolchevique russo assinou a paz com as Potências Centrais (Alemanha, Império Austro-Húngaro, Bulgária e Império Otomano) marcando com esse tratado a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, iniciada em 1914.

Atualmente, a Rússia ainda detém grande poder político e militar e é uma das principais nações do globo. Porém, é um país de economia instável, conhecido pela corrupção e pela violação dos direitos humanos.

As baixas militares russas, disseram, aproximam-se de 300 mil. Os números incluem 120 mil mortos e 180 mil feridos. Do lado ucraniano, a estimativa aponta 70 mil mortos e entre 100 mil e 120 mil feridos. Mas os russos superam os ucranianos em presença no campo de batalha com uma diferença de quase três para um.

O Tratado de Brest-Litovsk foi um tratado de paz assinado entre a Rússia (já governada pelos bolcheviques) e as chamadas Potências Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria, Bulgária e Império Otomano). Esse acordo foi assinado em 3 de março de 1918 e oficializou a retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial.

A chave para que isso acontecesse seria o momento em que o proletariado manifestasse a sua consciência de classe. Em 1897, Lenin foi preso pelo seu envolvimento com movimentos revolucionários e recebeu como punição três anos de exílio na Sibéria.

A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos internos na Rússia Imperial, iniciado em 1917, que derrubou a monarquia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin.

Antigo império que se estendia pelo leste da Europa e da Ásia setentrional e ocidental, hoje a Rússia compreende o território que até 1991 integrava a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), estabelecida após a Revolução Russa de 1917.

O que é um czar:
Czar (tsar em russo) significa "imperador". Foi o título utilizado pelos soberanos russos, no período de duração do Império Russo, entre 1547 e 1917.

O czar Ivan III (1462-1505) lançou as bases para o império que surgiu depois. Ele triplicou o território de seu Estado, acabou com o domínio da Horda de Ouro, renovou o Kremlin de Moscou e lançou as bases do Estado russo.

O estopim da Primeira Guerra Mundial aconteceu em 28 de junho de 1914, quando o arquiduque do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, e sua esposa, Sophie, foram assassinados enquanto desfilavam pelas ruas da cidade de Sarajevo, na Bósnia.

Estados Unidos

Podemos afirmar que o grande vencedor da Primeira Guerra Mundial foi os Estados Unidos. O país não teve seu território atacado e só entrou no final do conflito no fim, além disso ele viu os grandes impérios do mundo se digladiarem no palco europeu da guerra.

Foi resultado de inúmeros fatores, como a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas. Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914.