O que Stalin fez de bom?

Perguntado por: ldomingues . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Durante seu comando, ele impôs uma industrialização e coletivização das terras soviéticas à força; um culto à personalidade muito forte; e a perseguição de opositores e minorias étnicas, deixando um saldo de, aproximadamente, 20 milhões de pessoas mortas.

O governo stalinista promoveu a coletivização de terras e industrializou a Rússia até transformá-la na segunda potência industrial do mundo. Igualmente. perseguiu seus adversários políticos, instalou a censura e a vigilância estrita da população.

Entre os crimes de Estado mais impactantes cometidos por Stalin estão o Holodomor (1932-1933), isto é, a morte por fome que as forças policiais da URSS provocaram na Ucrânia durante o processo de confisco das terras cultiváveis; os campos de concentração para trabalhos forçados nos Gulags, que estiveram em atividade ...

O regime stalinista conseguiu industrializar a União Soviética, transformando esse país em uma grande potência. Também mobilizou a resistência contra os nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Depois da morte de Stalin, os crimes cometidos pelo Estado soviético foram denunciados pelo próprio PCUS.

Josef Stalin governou a URSS por cerca de 30 anos. Nesse tempo comandou genocídios, perseguições políticas e vários tipos de atrocidades. Josef Stalin foi o líder político da URSS por quase 30 anos. Josef Stalin (1878-1953), nascido Iosif Dugachvili, foi um político revolucionário e tirano de origem georgiana.

Stalin gravou seu nome como um dos ditadores mais sanguinários que existiram e esteve à frente de um regime totalitário que matou milhões de pessoas. Outro feito dele foi ter liderado a resistência que derrotou os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

A coletivização das terras soviéticas, a industrialização do país, a perseguição aos opositores por meio dos expurgos e a resistência ferrenha contra os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial foram acontecimentos marcantes durante esse período.

Mao Tsé-tung

Foi Mao Tsé-tung, responsável pela morte de 77 milhões de chineses.

Holodomor: a grande fome que matou milhões na Ucrânia durante o comunismo soviético de Stalin. Noventa anos atrás, milhões de ucranianos morreram em uma grande fome durante o regime soviético de Joseph Stalin.

Isso porque o país investiu somente na indústria bélica, deixando de lado a produção de bens de consumo. Além, da diminuição drástica da produção agropecuária e industrial. Diante dos problemas apresentados, a população soviética ficava cada vez mais descontente com o sistema socialista.

Já Stalin pensava de outra maneira. Seu lema era: “O socialismo num único país”. Ou seja, julgava que, primeiramente, era necessário consolidar o socialismo na União Soviética para depois ajudar a fazer a revolução socialista em outros países.