O quê Josef Stalin defendia?

Perguntado por: ucurado . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O governo de Stalin se caracterizou pela centralização política e a eliminação de pessoas que discordavam dos métodos implantados. Mais do que o socialismo, podemos afirmar que estava sendo implantado o Stalinismo na URSS.

Seus focos foram acabar com as classes sociais, voltando-se contra os ricos, industrializar a União Soviética, planificar a economia e silenciar seus opositores. Iniciava-se então o stalinismo.

As principais ideias de Stalin dentro da prática política nas quais se aleja do pensamento de Lênin incluíam a defesa do socialismo em um só país, a noção de que a luta de classes se agravaria ao longo do desenvolvimento do socialismo, com o que seria necessário aumentar o controle por parte do partido e do Comitê ...

Josef Stalin governou a URSS por cerca de 30 anos. Nesse tempo comandou genocídios, perseguições políticas e vários tipos de atrocidades. Josef Stalin foi o líder político da URSS por quase 30 anos. Josef Stalin (1878-1953), nascido Iosif Dugachvili, foi um político revolucionário e tirano de origem georgiana.

Já Stalin pensava de outra maneira. Seu lema era: “O socialismo num único país”. Ou seja, julgava que, primeiramente, era necessário consolidar o socialismo na União Soviética para depois ajudar a fazer a revolução socialista em outros países.

O regime stalinista conseguiu industrializar a União Soviética, transformando esse país em uma grande potência. Também mobilizou a resistência contra os nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Depois da morte de Stalin, os crimes cometidos pelo Estado soviético foram denunciados pelo próprio PCUS.

O ateísmo de Estado da União Soviética era conhecido como gosateizm, e era baseado na ideologia do marxismo-leninismo.

Esse sistema, porém, desorganizou a produção agrícola da União Soviética, e o resultado foi que a fome espalhou-se pelo país e causou a morte de milhões de pessoas.

Comunismo (do latim communis) é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...

Por outro lado, Stálin acreditava que o projeto revolucionário russo deveria estar centrado na teoria do “Socialismo num só país”. De acordo com tal perspectiva, a Rússia deveria se centrar no desenvolvimento de suas forças produtivas e não se envolver diretamente com os levantes revolucionários de outros países.

Os filósofos alemães Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) são apontados como os precursores das formulações teóricas e doutrinárias do comunismo. Historicamente, porém, as concepções e ideais de uma sociedade comunista remontam ao período da Antiguidade clássica.