O que motivou a entrada da Itália na Segunda Guerra Mundial?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Sob o comando de Benito Mussolini, o regime fascista italiano ambicionava restabelecer um “Império Romano” na região do Mediterrâneo, e foi com esse propósito que a Itália coordenou suas invasões durante a Segunda Guerra Mundial.

A Itália se manteve ao lado de Hitler na guerra, mas buscava, em segredo, negociar a paz. Os Aliados, no entanto, só aceitavam a rendição incondicional. Nas ruas da Itália, a população começou a destruir os símbolos fascistas e a exigir a liberdade dos prisioneiros condenados pelo Tribunal Especial Fascista.

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

A Itália entrara na Primeira Guerra Mundial em 1915, ao lado do Reino Unido e da França, esperando conquistar territórios da Áustria-Hungria e da Alemanha. Um conflito crucial ocorreu em junho de 1918, quando tropas italianas repeliram um ataque do exército austro-húngaro do outro lado do rio Piave.

A causa imediata desse conflito foi o expansionismo territorial germânico, e o estopim do conflito foi a invasão na Polônia, em 1º de setembro de 1939.

Os alemães também partiram para a ação. A partir do momento em que começou a vacilar, Hitler planejou invadir a Itália para impedir que as tropas aliadas ganhassem uma base de operação que permitisse alcançar facilmente a região balcânica ocupada pelos nazistas.

Em 4 de junho de 1944, os Aliados libertaram Roma e retomaram o controlo da cidade. Mas os combates prosseguiram durante quase um ano, e foi só a 2 de maio de 1945 que alemães e italianos colaboracionistas assinaram o acordo de rendição definitivo aos aliados.

Um grupo de comunistas italianos prendeu Mussolini e sua amante, Carla Petacci. No dia 28 de abril de 1945, ambos foram executados e tiveram seus corpos publicamente expostos em uma praça da cidade de Milão.

7 a 15 de abril de 1939 A Itália fascista invade e anexa a Albânia. 23 de agosto de 1939 A Alemanha nazista e a União Soviética assinam um Pacto de Não-Agressão e um protocolo secreto dividindo o Leste europeu sob suas esferas de influência.

Guerra Fria
No fim do conflito, os Estados Unidos e a União Soviética saíram como grandes potências mundiais, mas como os países tinham diferenças ideológicas muito fortes, acabaram criando um clima de polarização. De um lado estava os EUA, um país de economia liberal. Do outro lado a URSS, um estado socialista.