Como era a terra na Pangeia?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 3 votos

Pangeia era uma enorme massa de terra continental banhada por um único oceano que começou a se fragmentar há 230 milhões de anos e deu origem aos atuais continentes. Configuração do supercontinente Pangeia na era Paleozoica. Suas terras eram banhadas pelo oceano pantalássico.

Como era uma única massa terrestre, a Pangeia possuía atmosfera bem definida: cercada por água em todas as direções, as temperaturas costeiras eram mais úmidas e suaves. A medida em que nos aproximávamos do interior do continente, o clima se tornava mais quente e seco, com a incidência de desertos no centro.

A Pangeia existiu por mais de 100 milhões de anos, e durante esse tempo muitos grupos de animais prosperaram. Durante o período Permiano, insetos como besouros e libélulas floresceram, assim como os predecessores dos mamíferos: Os sinapsídeos.

Oceanos futuros
Daqui a cerca de 250 milhões de anos, os continentes da Terra podem se unir mais uma vez em um novo supercontinente: Pangeia Última. Nesse possível cenário, formulado por Christopher Scotese, diretor do Projeto Paleomap, o Oceano Atlântico quase desaparece e é reduzido a um modesto mar interior.

De acordo com essa teoria, em determinada época, há centenas de milhões de anos, todos os continentes formavam um só bloco, a Pangeia (do grego, pan = toda e geo = terra). Ao longo de milhões de anos, com o movimento das placas tectônicas, a Pangeia dividiu-se inicialmente em duas partes: Gondwana e Laurásia.

Quando o Triássico terminou, os dinossauros já dominavam a Pangeia. Como havia um só continente, os dinossauros desse período, como o allosaurus, ocuparam toda a Terra.

Panótia, o desconhecido antigo supercontinente da Terra.

Então, a Pangeia foi o supercontinente que existiu antes da configuração atual do planeta. A causa da separação dos continentes foi a movimentação das placas tectônicas. Devido à deriva continental (teoria proposta anteriormente também por Wegener), as placas se afastaram umas das outras.

Hoje, com vários continentes pequenos, os ventos úmidos que sopram do mar levam chuva até o interior. Com a Pangea isso não aconteceria. Haveria uma massa de terra tão imensa que seu centro jamais seria tocado pelos ventos úmidos.

A separação da Pangeia foi consequência da movimentação das placas tectônicas, que se afastaram umas das outras devido a deriva continental (ideia proposta anteriormente por Wegener). A princípio a Pangeia se separou em dois grandes continentes, o do Sul que foi chamado de Gondwana e o do Norte Laurásia.

A superfície do planeta Terra se encontra dividida em seis continentes: América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártida.

É provável que você não esteja mais aqui para ver. Mas saiba que o mundo que está deixando para seus netos e bisnetos será mais quente, terá altas taxas de densidade demográfica, mais gente vivendo em áreas com escassez de água e alguns animais extintos.

Próximo supercontinente pode se formar quando Oceano Pacífico desaparecer. O mundo pode ter um novo supercontinente dentro de 200 milhões a 300 milhões de anos, à medida que o Oceano Pacífico encolhe e fecha.

Forma Pangeia e então se dissolve em Laurásia e Gondwana. Gradualmente, a vida se expandiu para a terra e todas as formas de plantas, animais e fungos começaram a aparecer, incluindo formigas, insetos e répteis.