Porque a Eurásia foi dividida em dois continentes?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 4 votos

Eurásia, constituem uma única massa continental, porém são divididos em dois continentes, pois representam claramente a divisão do mundo ocidental e do oriental, além de características culturais, sociais e até política distintas.

No passado, a área designada como Eurásia era uma grande massa de terra, estendendo-se das margens do Oceano Pacífico às do Oceano Atlântico. A região foi dividida em duas áreas: oriente e ocidente. Posteriormente, os gregos nomearam a porção ocidental de Europa e a oriental de Ásia.

Os Montes Urais são um conjunto montanhoso muito antigo e constituem o limite geográfico que separa o continente europeu do continente asiático. O ponto mais alto dos Montes Urais é o Monte Narodnaia, que alcança os 1.894 metros de altitude, e que se localiza no extremo norte da cordilheira.

Resposta. Porque existem profundas diferenças naturais e culturais (linguísticas, históricas, etc.) entre Europa e Ásia. Por exemplo, na Europa por exemplo predominam baixas altitudes e florestas, os valores da civilização cristã (com a união de greco-romanos, povos germânicos e eslavos).

A Teoria da Tectônica de Placas, que aperfeiçoou a Teoria da Deriva Continental, é, atualmente, a forma mais aceita de se explicar a formação dos continentes. Ocorre devido ao movimento convergente, quando duas placas se chocam.

A separação da Pangeia, que deu origem à configuração dos continentes como hoje conhecemos, teve início há 230 milhões de anos. O primeiro a sistematizar a hipótese da existência desse supercontinente foi Alfred Wegener, na teoria da deriva continental, no início do século XX.

Resposta: Porque a definição de um continente é uma grande massa de terra cercada por água. A Europa não é considerada um continente porque está ligada à Ásia.

O estreito de Gibraltar é uma separação natural entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, e entre dois continentes - Europa e África. Ao norte, encontram-se a Espanha e o território britânico ultramarino de Gibraltar; ao sul, Marrocos e Ceuta, enclave espanhol no norte da África.

Provavelmente, você já percebeu no Mapa Mundi que não há uma separação dos continentes europeu e asiático por meio de um oceano, como ocorre entre outros conti- nentes terrestres. Por isso, alguns pesquisadores consideram que Europa e Ásia são um continente único.

Ao longo dos anos as porções de terra (placas tectônicas) foram se separando. Da divisão desse espaço terrestre surgem os seis continentes do mundo: América. Europa.

A teoria dos mundos foi criada no contexto da Guerra Fria, e dividia os países em três grupos distintos conforme o seu nível de desenvolvimento econômico e social. Em decorrência do contexto geopolítico da época, os três mundos refletiam também o alinhamento das nações com base em seus ideais políticos.

Essa divisão foi criada considerando critérios históricos, culturais, econômicos e políticos, por isso é chamada de divisão política. Esses continentes abrigam diferentes aspectos físicos, como clima, relevo e vegetação, muito variados.

A Oceania

A Oceania é o menor continente do planeta, com 8. 526,000 km².

Laurásia e Gondwana
Segundo a teoria da deriva continental, o supercontinente Pangeia dividiu-se há cerca de 225 - 200 milhões de anos, tendo-se posteriormente fragmentado até produzir os continentes atualmente existentes.