Quais são as formas de violência na escola?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

A pesquisa constatou os seguintes tipos de violência sofridos por alunos e alunas: verbal, física, psicológica, sexual, bullying, porte de drogas, arma branca ou arma de fogo, violência de gênero, desrespeito, roubos/furtos, humilhações, zombarias, ameaças, racismo e discriminação.

A falta de investimento na educação é uma das principais causas da violência na escola, pois reflete na falta de recursos para a melhoria das estruturas físicas das escolas e para a capacitação dos professores. Isso pode gerar um ambiente de desmotivação e de desrespeito, que pode culminar em atos violentos.

Ao passo que os tipos mais comuns de violência contra estudantes são: Bullying: 22%; Agressão verbal: 17%; Agressão física: 7%

Cinco tipos de violência
E que lhe cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial.

Alguns comportamentos costumam mudar em vítimas de bullying, como ter ataque de pânico na hora de ir para escola, sono agitado, alterações repentinas no humor, desinteresse, agressividade, busca de novas amizades fora da escola, criar pretextos para não ir à escola.

A violência escolar pode ser definida como toda ação ou omissão que cause ou vise causar dano à escola, a comunidade escolar ou a algum de seus membros (UNESCO, 2019).

No que diz respeito à violência escolar, é dada pela ação ou omissão prejudicial que é exercida entre os membros de uma comunidade educativa (seja entre alunos, pais, professores ou pessoal não docente) e que pode ocorrer quer nas instalações escolares, quer noutros espaços diretamente relacionados com a escola.

Nesse caso, a escola é um local onde a violência ocorre. A violência na escola não é um fenômeno novo. Há relatos desse fenômeno desde o século dezenove. A violência à escola é a violência ligada à natureza e às atividades da instituição educacional.

Listamos abaixo 10 dicas para prevenir o bullying e a violência na escola:

  1. Campanhas;
  2. Palestras;
  3. Atividades preventivas;
  4. Jogos colaborativos;
  5. Vivências entre os alunos;
  6. Rodas de conversa;
  7. Ações educativas.

Além da desigualdade social, outro fator de risco que lidera as causas das violências no Brasil é a política equivocada de guerra às drogas, que fomenta confrontos diversos entre facções criminais e entre estas e as forças policiais, vitimando civis e policiais, em sua maioria, jovens, pobres e negros.

Estão previstos cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial − Capítulo II, art. 7º, incisos I, II, III, IV e V.

A violência é um problema social e de saúde pública que pode ser classificado em três tipos: autoinfligida, interpessoal (doméstica e comunitária) e coletiva.