Quais são as características de uma pessoa justa?

Perguntado por: dchaves . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

As pessoas justas são fortes, vivem da fé. Têm uma sabedoria e uma espiritualidade incríveis. Por isto é que sempre são perseguidas, questionadas e difamadas.

Uma pessoa justa nada mais é do que um sujeito que sabe olhar os outros a partir de uma perspectiva muito mais humana e empática. Ou seja, não está preocupada em encontrar erros, mas sim em ajudar outras pessoas a se tornarem mais justas consigo mesmas, passando a viver uma vida mais plena.

Que age, julga ou se comporta de imparcial; sem tomar partido. Que lhe pertence por direito ou dever: a pena foi justa.Com bons motivos e argumentos; legítimo. Que leva em consideração ou se pauta exclusivamente na verdade. substantivo feminino Pessoa honesta, que segue a justiça e age com retidão.

Para ser cristã, uma pessoa deve praticar a justiça, comportar-se honrosamente perante Deus e outras pessoas. Uma pessoa justa é civilizada em palavras e ações e reconhece que as diferenças de perspectiva ou de crença não impossibilitam que haja genuína bondade e amizade.

A forma como uma pessoa justa toma as suas decisões é mais respeitada, uma vez que busca sempre levar em conta os dois lados da questão, e fazer isso de maneira honesta e imparcial.

Ser bom é não fazer o errado, é não fazer mal, é ter atitudes boas, é ser querido por todos, não fazer criticas, com medo de magoar alguém. Ser justo é mais exigente que ser bom. Requer de si mesmo, munir-se de todas as justificações que são sustentadas pela razão e não pelos sentimentos.

Portanto, devemos ser justos, porque é o caminho seguro e correto a seguir, e esse caminho parte da escolha livre de cada um ao optar pela justiça, que edifica o bem comum na sociedade e provoca o crescimento humano e espiritual do ser humano.

O Salmo 112.4 diz: "Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo". A Bíblia também diz que não há nenhum justo na Terra. É verdade, ninguém é justo pelo seu próprio mérito ou virtudes. Todos somos pecadores, mas, quando convidamos Jesus para entrar na nossa vida, Ele nos declara justos.

O honesto é o bem mais alto, cujo oposto é o torpe. O decôro é um bem intermediário, assim como o seu oposto, o indecoroso é um mal intermediário. O justo tem no seu oposto, o injusto, o mal extremo. (Fundamenta juris naturae et gentium e sensu communi deducta 1705:I,4,par.

Resposta:se você escolheu a mão direita: se todas as mãos fossem iguais a que você escolheu o mundo seria justo, as pessoas teriam mais respeito, compaixão,carinho.

Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará, e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis.