Por que o justo vive pela fé?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

A expressão o justo viverá pela fé destaca que aqueles que são fiéis a Deus, considerados justos, vivem impulsionados por sua fé e receberão a vida do Senhor. Viver pela fé é colocar toda a confiança em Jesus e não nas circunstâncias.

Quando dizemos “o justo viverá da fé”, queremos dizer que somos guiados e dirigidos por nossa fé. Agimos de modo coerente com nossa fé — não no sentido de uma obediência irrefletida, mas com confiança em nosso Deus e sincero amor por Ele e pela inestimável sabedoria que Ele revelou a Seus filhos.

São três os versículos no Novo Testamento que fazem esta afirmação. Romanos 1:17; Gálatas 3:11 e Hebreus 10:38.

Como também há diferença do viver com e viver pela fé, já que a está presente em todos os corações, seja do crédulo ou do incrédulo, mas não a que realiza milagres, porque existe a natural (aquela que nasce conosco) e a sobrenatural (aquela que é desenvolvida em nós).

O Salmo 112.4 diz: "Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo". A Bíblia também diz que não há nenhum justo na Terra. É verdade, ninguém é justo pelo seu próprio mérito ou virtudes. Todos somos pecadores, mas, quando convidamos Jesus para entrar na nossa vida, Ele nos declara justos.

Significado de Justo
Aquele que não toma partidos, que expressa uma opinião ou um pensamento favorecendo alguém, mas que o faz de maneira imparcial. [Religião] Considerado puro diante de Deus; puro: os justos alcançarão os Céus. adjetivo Em conformidade com a justiça, com a razão; em que há equidade.

A expressão o justo viverá pela fé destaca que aqueles que são fiéis a Deus, considerados justos, vivem impulsionados por sua fé e receberão a vida do Senhor.

Fé é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

"Porque vivemos pela fé, não pelo que vemos." 2 Coríntios 5.7 #30daysofbiblelettering #lettering #hand…

A justiça de Deus prolonga a sua verdade e fidelidade: consiste em Ele cumprir os seus compromissos dentro da aliança com o seu povo e em manifestar assim a sua fidelidade à aliança. O que atesta a justiça de Deus é o cumprimento das suas promessas (postas pela fé na sua boca).

Procurar a verdade das coisas, observar a coincidência dos caminhos, é um bom primeiro passo para se entender como chegar a ter fé, aquela fé que transpõe todas as dificuldades, sendo tão forte que liberta o indivíduo de suas penas.

O Apóstolo Paulo, citando um profeta do Velho Testamento, resumiu o que significa ser um fiel quando escreveu: “O justo viverá da fé” (Romanos 1:17).

é a atitude característica do homem perante Deus e subentende um consentimento da razão em reconhecer Deus e o que Ele representa para o povo. É a base para a esperança. A fé é a prova da existência daquilo que não se vê. Tem como objeto a esperança naquilo que não se tem, mas que se espera ter.

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.