O que não pode faltar no altar?

Perguntado por: eourique2 . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Flores, velas, incensos, quadros, fotos, terços, objetos decorativos relacionados, entre outros elementos também combinam com esse espaço. Religiões como budismo ou hinduísmo geralmente possuem imagens e quadros coloridos, o que contribui para a decoração”, exemplifica.

O que colocar no altar
Como o altar é ligado às crenças e à energia de quem o mantém, podem ser incluídos flores, imagens, velas e quaisquer outros itens que sejam uma referência para a pessoa.

No espaço dedicado às orações, que pode ser, em geral, posto num canto da sala, no quarto ou próximo à mesa de jantar, geralmente são colocadas imagens ou estampas de santos de devoção, a Bíblia, fotos de pessoas queridas já falecidas, velas, flores e terços.

O altar no quarto proporciona momentos de sossego e conexão. Ele é ideal para orações, meditação, yoga ou simplesmente para canalizar pensamentos positivos. Em todos os casos, esse cantinho especial precisa conter algo sagrado do dono do quarto, que pode estar relacionado à religião ou filosofia.

O elemento água está ligado com a energia do amor, cura, sentimentos e amizade. No altar de uma Bruxa ele está representado através de conchas, cálices, líquidos, poções, esculturas de sereias, criaturas marinhas e etc.

Olha, o altar é uma plataforma alta que significa um ponto sagrado de alguma religião ou prática espiritual. Seja budista, hindu, judaica, católica, ortodoxa ou protestante, o altar é um jeito de reverenciar o divino, tá?

Pode ser na sala, no corredor ou num dos quartos. O importante é que este lugar favoreça a oração, que seja livre de distrações e possibilite momentos de silêncio e recolhimento. Será o seu lugar de encontro com o Altíssimo.

Presbitério é onde fica o altar. É o espaço litúrgico que geralmente é mais elevado dentro da igreja para melhor visibilidade. Geralmente é onde ficam duas mesas: a Mesa da Eucaristia e a Mesa da Palavra. No espaço também tem a cadeira do presidente, do celebrante.

Um altar é um lugar de sacrifício, de oferenda a Deus. No Velho Testamento, encontramos muitos altares, os quais eram feitos de pedra ou de metal. Sobre eles os adoradores ofertavam animais, cereais, óleo ou vinho.

Aprendemos com os patriarcas sobre: a) quais são os tipos de altar; b) como deve ser o nosso altar.

  • O ALTAR DE ABEL: UM ALTAR DE ADORAÇÃO. Gn 4.4. ...
  • O ALTAR DE NOÉ: UM ALTAR DE GRATIDÃO. ...
  • O ALTAR DE ABRAÃO: UM ALTAR DE FÉ ...
  • O ALTAR DE ISAQUE: UM ALTAR DE SUPERAÇÃO. ...
  • O ALTAR DE JACÓ: UM ALTAR DE COMPROMISSO.

Evite colocar o altar ao lado de bebidas ou no bar que fica na sala; Evite montar seu altar no quarto da bagunça; Banheiro é o pior local para ter um altar, pois no Feng Shui este local rouba energia; Nunca ponha um altar debaixo da escada.

A vida no altar exige compromisso, pois é um lugar de doação e sacrifício. Trata-se de renúncia da própria vida em benefício do semelhante. Ao alinhar a nossa vida com Deus, alguns sacrifícios momentâneos irão surgir, mas que vão gerar vida e dar muitos frutos.

Você pode, sim, montar um altar no seu quarto, fazer suas firmezas no cômodo onde você dorme. Nada impede que você faça isso.