O que tem dentro do altar?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

No centro do altar há uma pequena cavidade, onde se coloca uma pedra, comumente de mármore, denominada Pedra d'ara, que encerra dentro de si relíquias de santos mártires, recordando o costume primitivo cristão de celebrar o Santo Sacrifício do Calvário sobre o túmulo dos mártires e suas preciosas relíquias.

O altar é o centro da celebração Eucarística; é, também, a mesa do Senhor, onde acontece o Santo Sacrifício e todo o povo de Deus é convidado. Deve ser feito de material nobre, de preferência de pedra natural ou outros materiais dignos, sólidos e artisticamente trabalhados.

Geralmente é onde ficam duas mesas: a Mesa da Eucaristia e a Mesa da Palavra. No espaço também tem a cadeira do presidente, do celebrante. Altar é a mesa onde se consagra o Pão e o Vinho em cima do presbitério”, explica Pe.

Sobre o Altar, que sempre está coberto com uma toalha branca no momento da Celebração Eucarística, antes da apresentação das oferendas, se estende o corporal, alfaia sobre a qual serão dispostos os cibórios com a hóstias, o cálice com a água e o vinho, e a patena com a hóstia grande do celebrante.

Para a celebração da Eucaristia, a Igreja utiliza o pão e vinho. O vinho é misturado com um pouco de água como matéria utilizada, para que se transforme no Santo Corpo e no Santo Sangue de Cristo.

Aqui temos várias coisas que se colocam obrigatoriamente sobre o altar, mas só neste momento, e não antes: o corporal, o sanguinho, o cálice, a pala e o Missal. Colocadas todas estas coisas sobre o altar, é o momento de apresentar o pão e o vinho.

Confira só como organizar o seu Altar:

  1. Defina o propósito do seu Altar: Ter uma intenção clara faz com que a mentalização necessária para alcançá-lo tenha mais força. ...
  2. Escolha um lugar: ...
  3. Represente elementos naturais: ar, terra, fogo e água. ...
  4. Coloque as suas divindades. ...
  5. Inclua seus livros favoritos.

Por isso, em muitas igrejas, além do ambão, colateral ao altar, existe, fora do presbitério, uma ambão simples e móvel desde onde são lidos os comentários e os avisos. Que o Senhor nos ajude a aproveitar o manjar que nos é oferecido cada dia desde essa mesa da Palavra chamada ambão.

Por exemplo, durante a semana são coladas apenas duas velas no altar, mas aos domingos e dias santos são colocadas seis velas.

Além do espaço sagrado, elementos da natureza, temos na liturgia vários objetos e utensílios e vestes usados durante a celebração, como: as alfaias, o cálice, a patena, as ambulas, teca, velas, lamparina, círio pascal, cruz, turíbulo, naveta, colherinha, castiçais, caldeirinha, aspersório, campainhas, sinos, lâmpada do ...

O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e também o Diácono.

Por que não se deve cruzar as pernas? O hábito de cruzar as pernas é bastante comum, principalmente entre as mulheres. No entanto, permanecer com as pernas nessa posição aumenta a pressão na articulação do quadril, comprimindo o nervo peroneal e podendo inclusive levar à paralisia deste.

A cor da toalha do altar deve ser BRANCA (IGMR 117, 304), pois é uma referência ao Mistério Pascal e ao banquete. Não deve cobrir todo o altar, precisa combinar com o seu tamanho e forma.

Flores, velas, incensos, quadros, fotos, terços, objetos decorativos relacionados, entre outros elementos também combinam com esse espaço. Religiões como budismo ou hinduísmo geralmente possuem imagens e quadros coloridos, o que contribui para a decoração”, exemplifica.