Quanto tempo durou o luto por Moisés?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

“Os israelitas choraram por Moisés, nas estepes de Moab, durante trinta dias, até que terminou o luto por Moisés” (Dt 34, 8).

"Mas esse relato de Moisés é de mais de 1 mil anos antes de Cristo, e as bases históricas e arqueológicas que temos são muito mais recentes", comenta Goldfarb.

7 Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor. 8 E os filhos de Israel prantearam Moisés trinta dias nas campinas de Moabe; e os dias do pranto do luto de Moisés se cumpriram.

30 dias

Josué teve o tempo do luto (30 dias), depois disto o Senhor o chama para se levantar.

Deus dá a notícia a Josué da morte de Moisés. Josué se abala mas olha para o céu com muita coragem e determinação. Deus dá a ordem para Josué e seu povo passarem pelo rio Jordão e conquistar Israel. Deus diz que nunca desamparará Josué e que fará o povo herdar a terra que prometeu dar aos pais de Josué.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida. Só seus filhos poderiam fazê-lo.

A trajetória de Davi, de pastor de ovelhas a rei de Israel, se passa três séculos após a história de Moisés em "Os Dez Mandamentos". "A Terra Prometida", continuação da novela com Josué como sucessor de Moisés, tem previsão de estreia para 2016.

5 Assim, aMoisés, servo do Senhor, bmorreu ali na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor. 6 E o asepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.

120 anos de idade

De acordo com a Bíblia, Moisés morreu aos 120 anos de idade e, logo em seguida, Josué assumiu o seu lugar como líder do povo. Portanto, podemos inferir que Josué tinha pelo menos 80 anos de idade quando assumiu a liderança.

1- Isaías 57:2. “Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.” Esse primeiro versículo traduz o vínculo entre morte e bíblia no sentido de salvação.

Moisés promete para Jetro que cuidará bem de Zípora. Deus castiga Moisés por ele não ter feito a circuncisão no filho mais novo. Zípora e os filhos recebem toda atenção de Joana a e Nabor. Jetro, acompanhado das filhas, se surpreende ao reencontrar Betânia.

Após apresentar Josué como sucessor, Moisés morre no alto da montanha - A Bíblia - RecordTV - R7 A Bíblia.

Josué

Após apresentar Josué como sucessor, Moisés morre no alto da montanha - A Bíblia.

Monte Nebo, Jordânia

18/03/2021. Josué, filho de Num, foi o sucessor do profeta Moisés na Bíblia. Mas antes de assumir a missão, ele foi preparado por Deus e aprendeu muitas coisas importantes, principalmente observando como Moisés se relacionava com o Senhor.