Qual é a importância do altar?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Um altar é um lugar de sacrifício, de oferenda a Deus. No Velho Testamento, encontramos muitos altares, os quais eram feitos de pedra ou de metal. Sobre eles os adoradores ofertavam animais, cereais, óleo ou vinho. Esses altares foram erguidos em momentos especiais na vida de pessoas e nações.

O altar servia como uma lembrança constante da necessidade de castigo pelo pecado e da aliança com Deus para servi-lo. As pessoas construíam altares para se encontrarem com Deus e o adorarem. Também havia altares idólatras, em que as pessoas procuravam ganhar o favor de deuses falsos.

1. Mesa em que o sacerdote pagão sacrifica à divindade. 2. Mesa consagrada, geralmente com um retábulo, onde se celebra missa.

No Altar, você entrega tudo o que tem – que não é tudo o que gostaria de ter – para receber tudo o que ainda não tem – mas que é tudo o que quer ter. Sendo assim, o sacrifício que você oferece no Altar representa a vida que você não quer mais. Você se nega a continuar vivendo-a, por isso, a entrega para Deus.

Abraão foi o grande edificador de altares da Bíblia. Sempre que chegava a um novo lugar ou vivia uma nova experiência, erguia altares e oferecia sacrifícios a Deus. Adorava antes mesmo de receber, pela fé. Abraão se destacou quando entregou os dízimos a Melquisedeque e quase sacrificou seu filho Isaque.

Para receber perdão pelos pecados, Abrão sacrifica um animal durante a construção. Abrão marca o local onde Deus falou com ele e constrói um altar em Sua homenagem. Durante o ato, o homem ora, agradece a promessa recebida e fala sobre ser guiado pelo Senhor.

Misericordioso e paciente, Deus sempre despertava um rei para renovar o altar. Reis como Asa, Ezequias e Josias restauraram o altar do Senhor à sua função correta (2 Crônicas 15:8; 29:18; 33:16). Mas com tempo o povo foi se mostrando cada vez mais endurecido e desobediente aos mandamentos do Senhor.

Os altares eram geralmente erigidos em lugares visíveis (Gênesis 22:9; Ezequiel 6:3; 2Reis 23:12; 16:4; 23:8; Atos 14:13). A palavra é usada em Hebreus 13:10 para o sacrifício oferecido sobre ele – o sacrifício que Cristo ofereceu.

Um altar é algo bem pessoal. Deve colocar o que significa religiosidade para você, tipo: Bíblia, cristais, santo, divindade, anjo, entidade com quem você se identifica etc. O importante num altar é que mantenha sempre os 4 elementos, cada qual em seu ponto cardeal para manter a energia harmonizada.

A vida no altar exige compromisso, pois é um lugar de doação e sacrifício. Trata-se de renúncia da própria vida em benefício do semelhante. Ao alinhar a nossa vida com Deus, alguns sacrifícios momentâneos irão surgir, mas que vão gerar vida e dar muitos frutos.

Quem tem vida no altar é cheio da Unção, Quem tem vida no altar não cai em tentação, Só quem tem vida no altar, pode cantar e adorar, Independente da situação...

Noé

De acordo com o autor bíblico, o primeiro altar que se tem conhecimento foi construído por Noé: “E Noé levantou um altar ao Senhor: tomou de todos os animais puros e de todas as aves puras, e ofereceu-os em holocausto ao Senhor sobre o altar” (Gn 8,20).

O fogo no altar era sinal da presença do próprio Deus. Até que a beleza de Cristo se veja em mim! Seja este hino a nossa súplica hoje. Supliquemos que a cada dia a beleza de Cristo seja vista em nossa vida.

Quando tudo deixares no Altar. Ter a paz que o Senhor pode dar, Foi por Deus não Sentir que tua alma se abriu, Tudo, tudo, deixando no Altar.