Quais são as bases do pensamento científico?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 20 de julho de 2023
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Consequentemente, o pensamento científico é baseado no rigor da pesquisa, na quantificação de dados e leis e nas teorias que sustentam as observações. O pensamento científico é uma forma de conhecimento que não dá lugar à subjetividade, à fantasia, aos preconceitos, enfim, a tudo que não pode ser demonstrado.

Conhecimento científico é a informação que analisa os fatos cientificamente comprovados. Sua base está na filosofia da ciência, em que todas as suposições, teorias e hipóteses passam por um processo de comprovação através de uma série de pesquisas e experimentos.

É composto por etapas que envolvem a observação de um fenômeno, a formulação de perguntas e hipóteses, a experimentação, o teste das hipóteses e a conclusão.

O pensamento científico é uma forma de conhecimento que não dá lugar à fantasia, aos preconceitos, enfim, a tudo que não pode ser demonstrado. Neste sentido, um dos focos do raciocínio científico é na objetividade, na racionalidade e na sistematicidade.

Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.

Dados são componentes centrais do processo de pesquisa. São registros científicos que embasam os resultados de pesquisa publicados na forma de dissertações, teses, artigos, patentes e trabalhos científicos.

• CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
É o conhecimento racional, sistemático, requer exatidão e clareza, e é verificável na realidade.

Para tanto, utiliza: o método crítico-dialético, ou histórico-estrutural, como a base lógica da sua investigação; o método hipotético-dedutivo, como a base da sua estrutura de pensamento; e o método observacional não participante, do tipo bibliográfico, como a base procedimental da sua investigação.

O objetivo do componente integrador de Pensamento Científico é desenvolver as competências específicas de cada área do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso) por meio do conceito de experimentação.

Avaliação do raciocínio e explicação de evidências: analisar e explicar como as evidências sustentam argumentos e afirmações, identificando informações falsas, falhas de raciocínio e diferenças de pontos de vistas.

A lógica que rege o pensamento científico contemporâneo está centrada na ideia de demonstração e prova, baseada na definição ou construção do objeto do conhecimento por suas propriedades e funções e da posição do sujeito do conhecimento.

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

Pensar cientificamente seria visto como um padrão de comportamento intelectual que se ajusta às normas e rituais do fazer ciência em um contexto cultural, no caso, a unidade acadêmica de formação e produção científicas. Aproxima-se, portanto, do sentido de prática intelectual de um grupo.

O pensamento científico surgiu na Grécia Antiga aproximadamente no século VI a.C. com os pensadores pré-socráticos que foram chamados de "Filósofos da Natureza" e também "Pré-cientistas".

Como incentivar o desenvolvimento do pensamento científico?

  1. Exploração de ideias. É possível estimular o pensamento científico por meio da exploração de ideias, criando e testando-as. ...
  2. Formulação de perguntas. ...
  3. Processos de investigação. ...
  4. Resolução de problemas.