Quais são as 5 fases da intoxicação?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos
  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Excreção.

Fases de intoxicação
Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

De modo geral, e quanto à origem, podemos classificar as intoxicações: Endógenas: venenos que se formam no próprio organismo e de origem celular, microbiana ou parasitária; Exógenas: por substâncias introduzidas de fora do organismo.

Três fases de toxicose são observadas: sinais de GI severos (hipersalivação, vômito, diarreia, dor abdominal) dentro de 6 a 24 horas; um período de recuperação falso (12-24 horas); e uma fase hepato-hepato-carnanal (36-72 horas pós-exposição).

A prevenção da intoxicação em toxicologia ocupacional pode ser alcançada em 3 etapas fundamentais que são: reconhecimento, avaliação e controle.

são três, sendo elas pela ordem de ocorrência : 1) fase clínica 2) fase toxicocinética 3) Fase toxicodinâmica.

No homem e outros animais terrestres, a inalação é a via mais rápida pela qual uma substância química ingressa no organismo.

O diagnóstico inicialmente é clínico, mas para algumas intoxicações, exames de urina e sangue podem auxiliar. Na maioria das intoxicações, o tratamento é de suporte; antídotos específicos são necessários para alguns.

As investigações diagnósticas rotineiramente realizadas são: hemograma, bioquímica sérica com função renal, provas de função hepática, exame de urina (com teste de gravidez, se pertinente), triagem toxicológica de urina, concentração de álcool sérico, lactato sérico e glicemia.

OUTROS AGENTES TÓXICOS

  • PRODUTOS DOMISSANITÁRIOS. ...
  • INSETICIDAS DE USO DOMÉSTICO. ...
  • RATICIDAS. ...
  • PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL, COSMÉTICOS E PERFUMES. ...
  • PRODUTOS DE USO VETERINÁRIO. ...
  • ALIMENTOS.

Intoxicação é a introdução de uma substância tóxica no organismo. As intoxicações podem ocorrer por medicamentos e por substâncias químicas. Existem vários tipos de intoxicação, mas os acidentes em geral ocorrem com a ingestão de excesso de medicamentos ou por substâncias químicas.

Nada de dar leite, forçar o vômito ou obrigar a pessoa a beber água. O melhor a se fazer diante de uma de intoxicação é ligar para o Samu (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

É um tipo específico de farmacocinética que estuda o que o organismo faz a um medicamento em doses tóxicas. Estes estudos avaliam como uma substância penetra no organismo e o que ocorre no organismo dependendo da absorção, distribuição, metabolismo e excreção da substância.

A toxicologia se apoia, então, em três elementos básicos: 1) o agente químico (AQ) capaz de produzir um efeito; 2) o sistema biológico (SB) com o qual o AQ irá interagir para produzir o efeito; 3) o efeito resultante que deverá ser adverso (ou tóxico) para o SB. OBJETO DE ESTUDO: agente tóxico e intoxicação.

As intoxicações ocorrem quando há exposição a uma ou mais substâncias tóxicas, seja essa exposição INTENCIONAL (tentativa de suicídio, de homicídio, de abortamento), ACIDENTAL (reutilização de embalagens, fácil acesso das crianças a produtos); OCUPACIONAL (no exercício da atividade de trabalho) ou AMBIENTAL (água, ar, ...

Nos casos de intoxicação por ingestão:
Não provocar vômito. Não oferecer água, leite ou qualquer outro líquido. Encaminhar, com urgência, para serviço médico (pronto socorro ou hospital).