Quais são as 4 funções?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 13 votos

As quatro funções administrativas. Como já mencionamos, são 4 funções administrativas mapeadas: planejamento, organização, direção e controle ou também PODC. Você sabe o que cada uma delas significa?

Quais são as 4 funções da administração? As funções administrativas do empreendedor são, como dissemos antes, quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. Todas elas estão presentes na gestão comercial, no planejamento financeiro e em qualquer outra área da empresa.

De acordo com Henri Fayol, essas decisões se encontram agrupadas em cinco categorias, que são: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.

As funções administrativas têm como objetivos principais:
Definir a estrutura da organização, designar responsabilidades e autoridades, definir processos e fluxos de trabalho. Com a finalidade de ajudar a empresa a gerenciar seus recursos de maneira eficiente e a criar um ambiente de trabalho produtivo.

Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Funções da Administração: conheça as 4 principais!

  • Planejamento.
  • Organização.
  • Direção.
  • Controle.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

6 Funções da Linguagem

  1. Função referencial ou denotativa. ...
  2. Função emotiva ou expressiva. ...
  3. Função conativa ou apelativa. ...
  4. Função metalinguística. ...
  5. Função fática. ...
  6. Função poética.

AS FUNÇÕES NAS EMPRESAS. Já mencionamos que Fayol enumerou quatro grandes funções exercidas nas empresas: produção, comercialização, finanças e administração.

A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização.

São seis as funções organizacionais: produção ou serviços; comercial ou marketing; materiais ou logística; financeira; recursos humanos; e jurídico-legal. Estas funções devem ser integradas na organização, tanto para seu funcionamento como para o planejamento.

Em sua teoria, Fayol definiu cinco diferentes características que são essenciais a todo administrador, independentemente do tamanho do negócio a ser administrado. São: prever; organizar; comandar; coordenar; e controlar.

O planejamento constitui a primeira das funções administrativas que compõem o processo administrativo. Ele viabiliza a definição dos objetivos e a decisão sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente.