Quais perguntas fazer para um mentor?

Perguntado por: talvim . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

Perguntas estratégicas que você pode fazer ao seu mentor

  1. Se você estivesse na minha posição, o que você recomendaria que eu fizesse primeiro (e por quê)?
  2. Como você estrutura uma equipe de vendas quando não tem experiência em vendas?
  3. Como você decide precificar seu serviço/produto?

Fale sobre você, o que você deseja da mentoria e quantas vezes você gostaria de se reunir com ele. Seja eloquente ao fazer a solicitação. E não se esqueça de fazer perguntas sobre a carreira deles. Agende reuniões recorrentes com seu mentor, se possível.

Pré-requisitos para atuar como mentor/a autêntico/a
Ter bagagem (conhecimento e experiência) em determinada área. Gostar de se relacionar com pessoas. Sentir satisfação em contribuir para o crescimento das pessoas. Ter tempo disponível para o mentoring.

Passo a passo para criar um roteiro de mentoria de sucesso

  1. Defina sua persona.
  2. Defina o conteúdo das aulas.
  3. Dedique um espaço para dúvidas e aconselhamentos.
  4. Crie uma relação com o mentorado.
  5. Acompanhe os resultados.

O mentor pode apresentar o mentorado a pessoas importantes em sua área de atuação, oferecer conexões e ajudar a identificar oportunidades de carreira que podem ser do interesse do mentee. Além disso, ter um mentor pode ser uma grande fonte de motivação e apoio.

Na primeira sessão de mentoria, explique como será o processo. Esse é o momento de fazer combinados, se for necessário. O mais importante é entender as demandas do mentorado para que então vocês possam definir os objetivos da mentoria e entender como alcançá-los.

O que não fazer numa mentoria!

  1. Abreviar momentos que conduzam ao autoconhecimento. ...
  2. Ouvir pouco e assumir a liderança. ...
  3. Fazer pouco uso da experiência adquirida. ...
  4. Impedir o estabelecimento de canais de comunicação com parceiros ou outro tipo de networking.

O valor da hora de uma mentoria pode passar de R$1.000,00. Tudo vai depender do quanto o especialista que está contratando domina o assunto e pode agregar para sua necessidade. O fato é que contratar mentorias pode acelerar muito os resultados de qualquer empresário.

Para isso, o mentor precisa passar por um processo de autoconhecimento, para saber qual é a sua maior expertise e como aplicar ela. O segundo ponto de atenção para fazer uma mentoria é definir o seu público alvo, ou seja, como pessoas que têm real interesse por sua expertise.

Passo a passo:

  • Etapas preliminares do processo de Mentoria;
  • Roteiro para 6 sessões;
  • Script da avaliação parcial;
  • Script do encerramento do processo;
  • Ferramentas e orientações para cada encontro.

A duração das mentorias pode variar, conforme o tipo e as necessidades dos seus clientes. Porém, a maioria dos programas de mentoria que existem no mercado duram, em média, seis meses. Nesse sentido, o mentor deve fazer um planejamento para os encontros, que podem ser individuais ou coletivos.

Esse profissional que tem a função de mentor irá dar suporte e encorajamento para que o profissional atendido (seu cliente) gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolvendo suas habilidades, aprimorimorando sua performance e se tornando melhor de acordo com seu objetivo.