Como escolher o seu mentor?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 14 votos

Para ter sucesso em uma relação de mentoria, você deve escolher alguém com valores semelhantes aos seus e com experiência que possa te ajudar

  1. Saiba o que você quer como resultado dessa relação.
  2. Encontre alguém com valores semelhantes e experiência.
  3. Seu mentor não precisa ser um CEO.
  4. Tenha um mentor que te entenda.

Um mentor pode ser um professor, um chefe, um colega, um avô, um poeta, um filósofo ou até um autor de um livro que inspirou você.

O valor da hora de uma mentoria pode passar de R$1.000,00. Tudo vai depender do quanto o especialista que está contratando domina o assunto e pode agregar para sua necessidade. O fato é que contratar mentorias pode acelerar muito os resultados de qualquer empresário.

As qualidades de um bom mentor são aquelas que dão suporte e encorajamento para que a outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolva suas habilidades, aprimore sua performance e se torne melhor como pessoa e profissional.

Como encontrar um mentor

  1. Comece entendendo o papel do mentor e também seus objetivos e necessidades. ...
  2. Vá a eventos. ...
  3. Olhe para seus colegas. ...
  4. Acione sua rede de contatos. ...
  5. Faça cursos. ...
  6. Use seu LinkedIn. ...
  7. Busque uma empresa especializada.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Exames de DNA como o Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar são uma excelente maneira de começar, já que eles mostram os resultados de um jeito mais didático e explicativo, de uma forma que pessoas com diferentes níveis de conhecimento em genômica sejam capazes de compreender as informações que ele apresenta.

Na primeira sessão de mentoria, explique como será o processo. Esse é o momento de fazer combinados, se for necessário. O mais importante é entender as demandas do mentorado para que então vocês possam definir os objetivos da mentoria e entender como alcançá-los.

Entre em contato de forma proativa com o mentor, assim que você tiver um. Fale sobre você, o que você deseja da mentoria e quantas vezes você gostaria de se reunir com ele. Seja eloquente ao fazer a solicitação. E não se esqueça de fazer perguntas sobre a carreira deles.

Pré-requisitos para atuar como mentor/a autêntico/a

  • Ter bagagem (conhecimento e experiência) em determinada área.
  • Gostar de se relacionar com pessoas.
  • Sentir satisfação em contribuir para o crescimento das pessoas.
  • Ter tempo disponível para o mentoring.
  • Ter um método para esse processo.
  • Ter boa reputação.

Um mentor de carreira é um profissional com vasta experiência e que pode dar conselhos e apontar caminhos durante as trajetórias profissionais. É a este profissional que você pode recorrer quando precisar de ajuda para analisar situações, discutir melhores formas de se fazer algo e traçar estratégias.

Esse profissional que tem a função de mentor irá dar suporte e encorajamento para que o profissional atendido (seu cliente) gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolvendo suas habilidades, aprimorimorando sua performance e se tornando melhor de acordo com seu objetivo.

O mentor pode apresentar o mentorado a pessoas importantes em sua área de atuação, oferecer conexões e ajudar a identificar oportunidades de carreira que podem ser do interesse do mentee. Além disso, ter um mentor pode ser uma grande fonte de motivação e apoio.

Tempo: a duração de programas de mentoria pode variar, mas boa parte deles dura 6 meses. Então é importante pensar em conteúdos que possam ser trabalhados dentro do tempo estimado, levando em consideração propostas de atividades práticas e o período de avaliação individual de cada mentorado.