Quais os tipos de fecundidade?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Existem dois tipos de taxa de fecundidade: a taxa de fecundidade total (TFT) e as taxas específicas de fecundidade (TEF).

Fecundidade se refere à realização do potencial de procriar, que pode ser alterado por esterilidade ou uso de métodos anticoncepcionais. Entre os indicadores de fecundidade estão a taxa bruta (ou geral) de natalidade, as taxas de fecundidade específicas por idade e a taxa de fecundidade total.

A Fecundidade é o potencial para a reprodução de um organismo ou população, medido pelo número de gametas (óvulos), a produção de sementes ou propágulos assexuados. Este tema é relevante em estudos de demografia humana e população, bem como em estudos de biologia.

A taxa de fecundidade consiste em uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher tem ao longo da vida. Nesse sentido, esse indicador expressa a condição reprodutiva média das mulheres de um determinado local, sendo um dado importantíssimo para a análise da dinâmica demográfica.

A taxa de fecundidade representa uma estimativa do número de filhos que uma mulher apresenta ao longo da vida durante sua fase fértil ou período reprodutivo.

Um conceito distinto é o de fertilidade que refere-se ao potencial reprodutivo, ou seja, capacidade fisiológica para conceber ( fecundity em inglês); enquanto que o termo fecundidade é usado para indicar o desempenho reprodutivo de uma pessoa ou um grupo de pessoas (fertility em inglês).

A Taxa de Fecundidade é um indicador importante para o planejamento de políticas públicas de atendimento social, educação e saúde. O termo taxa de fecundidade é usado para quantificar a estimativa da quantidade de filhos que uma mulher teria ao longo de sua vida reprodutiva.

2,1 filhos

O nível considerado ideal para manter o tamanho da população é de 2,1 filhos por mulher, e as taxas de fecundidade têm relação com condições de educação, renda e saúde.

Mede a intensidade de fecundidade a que as mulheres estão sujeitas em cada grupo etário, dentro do período reprodutivo (dos 15 aos 49 anos de idade).

A taxa de fecundidade total é obtida pelo somatório das taxas específicas de fecundidade para as mulheres residentes de 15 a 49 anos de idade. As taxas específicas de fecundidade expressam o número de filhos nascidos vivos, por mulher, para cada ano de idade do período reprodutivo.

Embora não seja regra, há diversas razões para isso. As mulheres têm, nos países desenvolvidos, maior acesso a serviços de planejamento familiar e a métodos contraceptivos e vivem mais nas áreas urbanas. Além disso, têm mais acesso à educação e ao desenvolvimento profissional.

A taxa de fecundidade é um indicador demográfico que representa uma estimativa de quantos filhos uma mulher tem durante sua vida. Ela expressa as condições de reprodução em um determinado local. Com esse indicador, é possível fazer análises da dinâmica demográfica.

Na década de 60, por exemplo, essa taxa estava em torno de seis filhos por mulher; na década de 80, eram quatro filhos por mulher; no ano de 2000, essa taxa de fecundidade era de 2,2 e, em 2020, uma média de 1,65 filhos.