Quais os tipos de características da teoria?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 8 votos

As teorias científicas têm as seguintes características: Eles são explicações sistemáticas , isto é, um sistema de postulados e premissas a partir dos quais as leis empíricas, isto é, teoremas, podem ser deduzidas.

As teorias nunca são provadas e sim corroboradas. Teoria é o conhecimento obtido por meio de estudos, hipóteses, experimentações e observações que quando aplicadas, apresentam resultados que corroboram com o objetivo a ser alcançado.

Teorias científicas são testáveis e fazem previsões passíveis de falseabilidade. Elas descrevem as causas de um determinado fenômeno natural e são usadas para explicar e prever aspectos do universo físico ou áreas específicas de investigação (por exemplo, eletricidade, química e astronomia).

O termo teoria é ainda usado para descrever uma opinião sobre algo que exija uma lógica também, por exemplo: “a minha teoria é que ele não foi por aquela estrada, mas por aquela” ou ainda “sobre aquele caso que passou na televisão, minha teoria é que ele não tenha fugido para outro estado, mas esteja escondido”.

Teorias são explicações generalizadas que esclarecem algum aspecto da natureza, são baseadas em evidências, permite que cientistas façam predições válidas e têm sido testadas de todas as formas. Teorias são defendidas, modificadas ou substituídas quando novas evidências aparecem.

É conveniente, para tanto, dividir as teorias científicas em duas grandes classes, 1) teorias fenomenológicas e 2) teorias explicativas.

A Teoria que também é chamada de Behaviorista devido à influência de tal escola psicológica, possui três características centrais: 1 – Grande ênfase nas pessoas; 2 – Preocupação com o comportamento organizacional e com os processos de trabalho; 3 – O estudo do comportamento humano.

As três principais características desses modelos são: O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social e prestígio.

Uma das principais características do conhecimento científico é a sistematização, pois consiste num saber ordenado, ou seja, formado a partir de um conjunto de ideias que são formadoras de uma teoria. Outro fator que caracteriza o conhecimento científico é o princípio da verificabilidade.

Os métodos que fornecem as bases lógicas ao conhecimento científico são: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético, método fenomenológico, etc..

O que compõe uma teoria? Uma teoria, é uma estrutura de ideias ou conceitos que tenta explicar e prever um fenômeno observado no mundo. As teorias são baseadas em evidências empíricas, são testáveis e podem ser modificadas à medida que novas evidências são descobertas.

Uma teoria tenta explicar algo de difícil concretização. Na área da Matemática, teoria é qualquer proposição que, para ser admitida precisa de demonstração. Uma teoria científica é a parte especulativa de uma ciência, por oposição à prática.

As teorias são resultantes de um conjunto de conceitos e/ou categorias que são mobilizados de forma interrelacional, a fim de explicar uma realidade ou fenômeno. É importante contextualizar historicamente cada teoria, já que essas são criadas a partir de uma realidade ou fenômeno que envolvia o teórico.

Ele foi seguido por Aristóteles, Agostinho e diversos outros filósofos que seguiram a linha metafísica da teoria do conhecimento. Mais tarde surgiram outras vertentes, como o racionalismo, o empirismo e o criticismo, na Modernidade, e a fenomenologia, na contemporaneidade.

Em geral, elas aparecem para explicar certos fenômenos ou dúvidas das mais variadas áreas do conhecimento. Com uma ou mais hipóteses, um pesquisador busca descobrir a explicação mais verídica para o assunto estudado.

A Teoria do Conhecimento, também chamada de Gnosiologia, é o campo da Filosofia que se dedica ao estudo do conhecimento e a capacidade que o ser humano tem de atingi-lo por ele mesmo. Por esse motivo, a teoria do conhecimento também pode ser de interesse da psicologia.