Quantas teorias têm a enfermagem?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 12 votos

Teoria Ambientalista. Teoria do Autocuidado. Teoria das Necessidades Humanas Básicas. Teoria da Adaptação como uma teoria de enfermagem fundamental.

Neste artigo, apresentamos as principais teorias de enfermagem, incluindo a teoria do autocuidado, da adaptação, holística, ambiental, das necessidades humanas básicas e da relação interpessoal, explicando cada uma delas e suas aplicações na prática.

São exemplos de grandes teorias de enfermagem: Teoria do cuidado humano de Jean Watson; Teoria do déficit de autocuidado de Dorothea Orem; Teoria de enfermagem transcultural de Madeleine Leininger; Teoria das relações interpessoais em enfermagem de Hildegard Peplau; Teoria de enfermagem sistêmica de Betty Neuman; ...

Algumas das teorias de enfermagem mais conhecidas incluem a teoria de Orem, a teoria de Roy, a teoria de Levine e a teoria de Benner, cada uma com suas próprias perspectivas únicas sobre o papel do enfermeiro(a) na promoção da saúde e no cuidado ao paciente.

A teoria de Wanda Horta foi a mais citada, como teoria base do curso (60%).

Por isso, preparamos um compilado das principais teorias!

  • Teoria Ambientalista. A primeira de todas não poderia não ser esta; a teoria da mãe da Enfermagem, Florence Nightingale. ...
  • Teoria do Autocuidado. ...
  • Teoria das Necessidades Humanas Básicas. ...
  • Teoria da Adaptação. ...
  • Teoria Holística.

Em 1854, durante a Guerra da Criméia, Florence percebera que o desfecho clínico dos pacientes era diretamente influenciado pelo ambiente em que os cuidados eram prestados. Dessa forma, a higiene e os aspectos sanitários do local constituem-se em elementos determinantes para as condições de saúde das pessoas atendidas.

No primeiro, a classificação é feita a partir da identificação do foco primário, o que possibilita distinguir quatro grupos de teorias de enfermagem: 1) as centradas no cliente; 2) as centradas no relacionamento entre o cliente e o meio ambiente; 3) as centradas nas interações enfermeira-cliente; e 4) as centrados na ...

Segundo a teoria de Horta, as necessidades humanas básicas são universais e devem ser atendidas em todas as culturas e em todos os estágios da vida. Os enfermeiros(as) devem avaliar as necessidades individuais de cada paciente e fornecer cuidados de enfermagem que atendam a essas necessidades de maneira holística.

2.1 - Teoria do autocuidado de Dorothea Orem
A teoria do autocuidado de Orem, engloba o autocuidado, a atividade de autocuidado e a exigência terapêutica de autocuidado. O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar.

RESUMO: A teoria de Watson defende o cuidado como uma ciência humana desenvolvida a partir de fundamentos filosóficos e sistemas de valores humanistas. Essa perspectiva é baseada em uma relação ontológica por estar atrelada a uma visão mundial de unidade.

O modelo de Enfermagem que conhecemos nos dias atuais, porém, surgiu por volta de 1840, quando Florence Nightingale, uma mulher rica e muito religiosa, desenvolveu métodos para o tratamento de feridos de guerra.

A teoria holística considerava que além das forças externas que agem nos organismos existem ações internas nesses que se traduzem em mudança e evolução. Os todos são dinâmicos e funcionam de modo criativo sendo o progresso e o desenvolvimento geradores de maior grau de complexidade.

A teoria de enfermagem é a conceitualização de alguns aspectos da enfermagem comunicados com a finalidade de descrever, explicar, diagnosticar e/ou prescrever cuidado de enfermagem (MELIS,1337).