Quais são as três teorias da história?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 19 votos

Entre exemplos examinados, os filósofos Kant, Voltaire e Hegel são enfatizados; entre as teorias da história, consideraremos os três principais paradigmas historiográficos do século XIX: o Positivismo, o Historicismo e o Materialismo Histórico.

A Teoria da história é um campo interdisciplinar de estudos ligado à história, que também se relaciona com as ciências sociais, os estudos culturais, à teoria literária e à filosofia. O termo "teoria da história" é polissêmico e há muitas maneiras de interpretar e utilizar esse campo de estudos.

Teoria da história, dessa perspectiva, refere- se às interpretações possíveis acerca da história em si. Elas podem ser agrupadas em duas categorias, as ditas filosofias especulativas da história, ou simplesmente filosofias da história e as teorias sobre aspectos específicos da história.

Somente a Teoria da História possibilita que os professores apresentem conceitos que são pertinentes à todos os temas de história, como: tempo, fato histórico, época, documento, análise documental, versões da história e outros que possibilitam uma melhor compreensão por parte do aluno.

A Filosofia da História consiste na busca pelo sentido da História, isto é, pelo sentido da presença humana na Terra, seu destino e seu fim último.

A História é uma ciência humana muito importante que estuda os acontecimentos e povos do passado. História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.

O QUE É HISTÓRIA
A História é o estudo das ações humanas no passado e no presente, ou como defende o grande historiador Marc Bloch, a “ciência dos homens no tempo”. Fazer perguntas sobre a vida humana e buscar respostas para elas é o trabalho do historiador.

Referências às abordagens historiográficas apontam imediatamente para três correntes: o positivismo, o marxismo e a escola dos Annales. Como fruto destas, pode-se citar outros exemplos de possibilidades interpretativas como a historiografia social inglesa e a nova história.

A História, enquanto ciência e campo de estudo do ser humano, surgiu na Grécia Antiga, e Heródoto é considerado seu “pai”. Esse título a Heródoto deu-se pelo fato de que ele foi o primeiro a identificar a História como um campo de pesquisa e estudo.

A História é uma ciência que tem como objeto de estudo as ações do homem no tempo e espaço durante a passagem temporal, portanto, dedica-se ao estudo do passado. A História é a ciência responsável por estudar as ações humanas no tempo e espaço ao longo dos anos.

O tempo histórico são as referências históricas utilizadas para organizar os acontecimentos mais importantes e as grandes mudanças das sociedades e civilizações. É uma forma de contar o tempo a partir da ação dos seres humanos na Terra, pelas experiências que um povo, nação ou toda humanidade passaram.

Tipos de fontes históricas

  • Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
  • Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
  • Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
  • Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica. Para o pensador, havia um princípio criador para todas as coisas do mundo: a água. A água seria, portanto, o arché fundador de tudo que há no mundo.

1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.