Quais são as teorias da verdade?

Perguntado por: mpinho . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 7 votos

As teorias substantivas ou tradicionais da verdade são basicamente quatro: a teoria da correspondência, a teoria da coerência, a teoria pragmatista e a teoria da verificação ideal (cf. Ghiraldelli Jr., P., 2000a).

Vou me deter em quatro tipos de verdade: a verdade factual, a verdade derivada de crença, a verdade derivada de gosto e a verdade funcional.

Tipos de verdade
Verdade material é a adequação entre o que é e o que é dito; Verdade formal é a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas aceitos; É uma verdade analítica a frase na qual o predicado está contido no sujeito.

O que é Verdade:
Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada.

De acordo com o professor Cristiano Novaes, para os filósofos René Descartes e Immanuel Kant, a verdade enquanto palavra pode ser definida. “A verdade é a correspondência do que está no pensamento com o que existe no mundo, nas coisas. É a adequação do intelecto, do inteligido e das coisas”, disse.

Para Platão e Aristóteles a verdade seria a “exata correspondência” de um enunciado com a realidade da coisa por ele proferida. Para Aristóteles, na busca da verdade percorremos quatro degraus fundamentais: Ignorância - estado de completa “ausência de conhecimento” do Sujeito em relação ao Objeto.

Para ele, a verdade não é uma técnica, uma forma de convencimento, de forma que cada indivíduo deve ser livre para acessar a verdade por meio da própria lógica e razão, sem a manipulação de outros cidadãos.

A verdade se mostra, assim, como adequação, e encontra seu lugar no primado das razão e das subjetividade. Porém, no fundamento esquecido da metafísica, do qual nos fala Heidegger, é pensada a verdade em um sentido mais originário do que adequação, e donde este ultimo deriva.

Desta forma, segundo Nietzsche, as verdades que poderíamos obter através das palavras seriam de ordem tautológica, ou seja, através delas o homem reencontraria apenas o que ele próprio já havia inserido nas designações; ou seja, seria apenas um engano ou ofuscamento.

A verdade é a fidelidade de Deus que se cumpriu em Cristo Jesus. Cristo é o āmēn de todas as promessas de Deus, que vem cumprir em Cristo tudo que anunciara no AT. Mas, a noção mais tipicamente evangélica é aquele da como revelação de Deus em Cristo e no Evangelho (2Cor 4,1-2; Rm 16,25-27; Cl 1,25-26)15.

A busca da verdade é muito complexa e varia com a época e o tipo de pessoa que a busca. Os dois principais tipos de busca epla verdade são o religioso e o científico. O religioso é baseado na religião e em explicações sobrenaturais, na existência de uma entidade espiritual ou cósmica que criou o universo a princípio.

A concepção de verdade foi objeto de estudo de diversos pensadores ao longo da história da filosofia, mas três particularmente exerceram forte influência: Leibniz, Kant e Husserl.

A verdade não é, entretanto, propriedade de nenhum homem, e ser filósofo é estar numa incessante busca por ela: “A vida não refletida não vale a pena ser vivida”. Sócrates acreditava que a reflexão pessoal e a meditação eram as maiores fontes de sabedoria: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”.