Quais os temas retratados no grafite?

Perguntado por: oaparicio . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

O grafite procura comunicar com o público na cidade, retratar os seus anseios e as suas preocupações. A street art analisa temas atuais, polêmicos, sociais, culturais e políticos; outras vezes assume somente um carácter lúdico.

Além de promover uma visão mais crítica do mundo, pois boa parte dos grafites transmitem mensagens de cunho social apontando problemas da comunidade ou sociedade.

O grafite é uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas. São pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes públicos. Não é simplesmente uma pichação, mas uma expressão artística. Tem a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes idéias.

Alcides afirma que o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive e é reconhecido como uma arte democrática e manifestação genuína da criatividade popular.

Os tipos de grafite
O grafite costuma ser dividido em dois grupos: spray art, promovida com o uso de spray, em geral de modo rápido, utilizando formas ou palavras simples e breves; stencil art, feita a partir de um cartão com formas recortadas que são colocadas no local desejado e recebem o spray de tinta.

São pinturas e desenhos feitos nas vias públicas, em locais por onde transitam muitas pessoas, que buscam ocupar o espaço trazendo uma mensagem para quem vê.

Essas O grafite e principalmente o pixo são em si próprios um manifesto quanto à impossibilidade de se comunicar, o que, por diversas vezes, os constitui imprescindivelmente como objetos de transgressão social e, como no caso das Sociedades de Controle, um ato de resistência.

Os grafiteiros expressam narrativas da cidade, questões diversas que atravessam a realidade social, propondo críticas e reflexões por meio das formas, cores e traços nos muros. Junto a outras expressões artísticas, o grafite faz parte da cultura popular do hip hop, que traduz as vivências da rua por meio da arte.

“Por meio do grafite, estudantes e comunidade escolar podem dialogar com a cidade, expressar ideias, sentimentos e pensamentos, um ganho para a educação que prioriza a formação integral dos nossos jovens”, afirma a Professora Roseli Ventrella, da equipe de Arte da Secretaria Estadual da Educação.

1 - Ele é feito na rua; 2 - Está ligado a cultura Hip hop; 3 - Pode ser praticado em diferentes formatos.