Qual rolo de pintura rende mais?

Perguntado por: lfrutuoso . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

- Rolo de poliéster ou de espuma – apresenta maior densidade e consegue reter melhor a tinta, fazendo-a render mais.

Rolo de poliéster ou de espuma
Devido ao material, ele consegue reter melhor a tinta, o que gera um alastramento melhor. Pode ser usado com qualquer tipo de tinta sintética ou acrílica. Porém, diferentemente dos rolos de lã, seu uso apenas pode ser feito em superfícies lisas.

A lã baixa, entre 5 à 12 cm é ideal para superfícies lisas. Já a média, de 13 à 22 cm, é perfeita para superfícies semirrugosas. E por fim a alta, de 25 cm, para superfícies totalmente rugosas. Na fabricação dos rolos de pele, lã de carneiro e tecido, é usado o sistema de Termofusão.

* Rolo de lã pêlo baixo (sintética ou de carneiro) – indicado para tintas PVA E ACRÍLICA. * Rolo de espuma – indicado para esmaltes , tinta óleo e vernizes. * Rolo de espuma rígida ou borracha – indicado para dar efeito em textura.

Com rolos de espuma, atletas usam seu peso corporal para aplicar pressão nos tecidos moles do corpo, promovendo uma verdadeira massagem agradável em você mesmo. Um benefício extra, não é mesmo? Os movimentos sobre o foam roller colocam pressão direta e geram fricção entre áreas tensas do corpo e o rolo.

Rolos de lã baixa
Possuem altura de 5mm até 10mm e são indicados para superfícies lisas pois conseguem espalhar a tinta com maior facilidade e proporcionam melhor acabamento, fazendo com que a pintura fique lisa.

Normalmente, a maioria pede para diluir com até 30% de água, mas isso pode variar. Ao verificar a quantidade indicada para o tipo de tinta escolhido, você deve acrescentar a água na própria lata ou galão, misturando bem com o mexedor. Depois, é só aplicá-la. Ao fim da pintura, reserve a tinta adequadamente.

Em caso de paredes com textura mais rugosa, recomendam-se rolos com fios maiores de lã, por exemplo, que possuem alta capacidade de reter a tinta.

Prepare o rolo para o primeiro uso
Caso a tinta utilizada seja à base d'água, o rolo de pintura deve ser molhado com água. No caso de tintas à base de solventes, o rolo deve ser umedecido com um solvente, como aguarrás. Isso fará com que o rolo não solte nenhum pelo e absorva melhor a tinta.

Rolos de lã natural
Fabricados com lã de carneiros, esses rolos de pinturas são excelentes opções para o uso de tintas látex PVA, acrílica e à base de água. Nesta categoria de rolos, é possível encontrar alternativas para cobrir superfícies rugosas, semirrugosas ou com texturas.

O Rolo Lã Baixa em manta sintética da Condor é para fino acabamento em pintura epóxi, verniz e esmalte. Ideal para superfícies lisas, azulejos, vidros e compensados.

Investir numa trincha ou rolo de pintura com qualidade pode fazer toda a diferença no resultado do seu projecto de pintura. É normal que depois de comprarmos este material queiramos estimá-lo de forma que um dia, no futuro, o possamos reutilizar.