Como derreter a parafina no fogão?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Para este tipo de parafina, o processo mais comum e mais seguro para um derretimento de qualidade é através do banho-maria, ou seja, o derretimento através da água fervente, mas sem ter o contato direto com o material. Normalmente, este processo de derretimento leva em torno de 20 a 30 minutos.

Mas você sabia que pode derreter qualquer parafina ou cera vegetal direto no fogo?! Pois é!

Para derretê-la mais rápido, pode-se começar colocando a panela diretamente no fogo baixo, controlando a temperatura, que não deve ultrapassar 150°C. Depois de derretida, deve ser colocada no banho-maria.

O produto é altamente inflamável. - Nunca deixe a parafina derretendo e saia de perto da panela. - Mantenha as crianças afastadas do local de trabalho. Por ser uma substância inflamável, derreta sempre a parafina em banho-maria, no fogo brando, mexendo com uma colher de pau.

Preencha a panela de base do banho-maria com água.
A parafina vai queimar se você tentar esquentá-la diretamente na chama do fogão. Por isso, prepare um banho-maria. Preencha a panela de base com água de acordo com o tamanho da peça. Depois, ponha a panela ou um pote em cima — sem ter contato direto com o líquido.

O primeiro passo é derreter a cera vegetal ou a parafina em banho-maria, em uma panela de inox, alumínio ou esmaltada. O processo também pode ser feito no micro-ondas, mas é preciso ter cuidado para não deixar tempo demais.

Banho-maria
A primeira técnica é bem parecida com aquela usada para derreter barras de chocolate. Deixe uma panela grande cheia de água no fogo, espere o líquido começar a ferver. Quando isso acontecer, mergulhe a parte inferior do recipiente de vela na panela com água e deixe ali até que a cera derreta.

Pingue óleo de amêndoas
Isso ajuda a amolecer a cera e faz com que ela saia naturalmente do canal, sem que seja preciso introduzir nenhum objeto.

Deve aplicar apenas uma leve pressão no ferro e movê-lo suavemente sobre a toalha. Com o calor, os resíduos de cera vão começar a derreter e a passar da roupa para o papel. Lave a peça de acordo com as instruções da etiqueta.

Acetona. Solvente de limpeza para pincéis, rolos, planas, etc.

Parafina
Para fazer velas esta deve ser combinada com cera micro ou com estearina. Se for usada pura, a vela será de baixa qualidade.

24 horas

Deixe a parafina esfriar. O ideal é esperar 24 horas para que esfrie completamente.

O pavio absorve a cera líquida e puxa-a para cima. O calor da chama vaporiza a cera, e é o vapor da cera que se queima. A razão pela qual o pavio não se queima é porque a cera vaporizando refrigera o pavio exposto e o protege.

2 – A parafina deverá estar em temperatura abaixo de 75ºC. Acima desta temperatura, a essência irá evaporar ao ser misturada, não apresentado o resultado que se espera; 3 – Logo após a produção, a vela aromática deverá ser embalada imediatamente, contribuindo para a conservação e preservação do aroma.

A temperatura trabalhada dependerá muito de sua parafina e do molde que você utilizará, mas já tenha em mente que para uma vela brilhante é necessário uma temperatura de 75ºC a 100ºC e para um acabamento fosco de 40ºC a 60ºC. Após derretida a parafina, basta aplicar o corante, essência e levar para o molde.

R$42,80. Atenção, última peça!