Qual é o maior grafiteiro do Brasil?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Alex Senna

1. Alex Senna. Abrindo a lista de grafiteiros brasileiros famosos está Alex Senna, que além de atuar na arte do grafite também é ilustrador.

Eduardo Sá, conhecido como Speto, é um dos pioneiros do grafite no Brasil e se destaca pela sua técnica apurada e pela mistura de influências do folclore brasileiro e da cultura popular.

A data foi escolhida após a morte do lendário grafiteiro italiano Alex Vallauri em 1987 e considerado o pai desta arte no Brasil. Vallauri morreu em 26 de março de 1987 e foi homenageado no dia 27 pelos seus amigos que fecharam e grafitaram o túnel da Avenida Paulista.

4 brasileiros que são referência em arte urbana

  • Rimon Guimarães. As obras urbanas do curitibano Rimon Guimarães são fruto de uma relação estabelecida com o universo das cores desde a infância e que hoje estão presentes em mais de 25 países. ...
  • Panmela Castro. panmelacastro. ...
  • Filite. ...
  • Eduardo Kobra.

Eduardo Kobra

O artista e muralista Eduardo Kobra detém o recorde mundial do maior mural do planeta. Trata-se da obra “Etnias – Todos Somos Um” (foto), pintado por ele em 2016, no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, às vésperas dos Jogos Olímpicos. A obra possui cerca de três mil metros quadrados e entrou para o Guinness.

Origem do Grafite
Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

As grafites são classificadas pela dureza/maciez e sua pigmentação. Existem 4 tipos: H, F, HB e B.

Boca de alfinete

Um dos primeiros trabalhos de grafite feitos em locais públicos da capital paulista foi do artista etíope, radicado no Brasil, Alex Vallauri. A obra intitulada Boca de alfinete (1973) evidenciou a censura da ditadura militar.

Datada de 25 de maio de 2011, a lei 12.408/11 constituiu um marco para a arte urbana brasileira. Ao inserir o §2º no dispositivo acima, dispôs-se, com clareza, aquilo que as paredes das cidades brasileiras já estampavam: grafite não é crime.

Grafite pai
São quatro meninas e um menino, e a Greice vê mais esse lado familiar.

O serviço geralmente é orçado por metro quadrado, com valores que giram em torno de R$ 400/m², a depender da complexidade da arte ou das necessidades para realizá-la.

A expressão Arte Urbana surge inicialmente associada aos pré-urbanistas culturalistas como John Ruskin ou William Morris e posteriormente ao urbanismo culturalista de Camillo Sitte e Ebenezer Howard (designação "culturalista" tem o cunho de Françoise Choay).