Qual lixa usar antes de pintar?

Perguntado por: baraujo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Lixas ferro mais finas, em torno de 360, são indicadas para pintura nova e repintura, além de preparar superfícies de alumínio, aço galvanizado e chapas zincadas. Essas são úteis para o lixamento entre demãos do acabamento tipo esmalte sintético para um acabamento fino.

Se você precisa realizar o lixamento em metais com tintas, vernizes ou ferrugens, por exemplo em portões, a lixa ferro é a melhor escolha.

Tipos de lixas: Em quais materiais devem ser usadas?

  1. Materiais Ferrosos. Tipo de lixa: 150 a 220. Indicada para pintura nova, preparação de metais ferrosos antes de aplicar o fundo ou primer imobiliário. ...
  2. Alvenarias. Tipo de lixa: 80 a 150. Indicado para pintura nova. ...
  3. Madeiras. Tipo de lixa: 100 a 220.

O primeiro deles é a lixa para massa, que é indicada para acabamentos (gessos, massas, rebocos) e pinturas em geral. Vendido na cor vermelha, é o modelo mais comum para aprender como lixar parede. Já a lixa d'água é voltada para acabamentos finos ou superfícies metálicas.

Como lixar parede: passo a passo

  1. 1 – Limpe a parede. Antes de lixar a parede, limpe-a com o uso de uma vassoura. ...
  2. 2 – Observe se há infiltrações. ...
  3. 3 – Cubra os buracos ou furos na parede, se houver. ...
  4. 4 – Pintura descascando. ...
  5. 5 – Hora de lixar a parede. ...
  6. 6 – Limpe o excesso de pó e impurezas. ...
  7. 8 – Lixe a parede com uma lixa média.

Se você não lixar a parede antes de pintar, a tinta vai descascar em pouco tempo e o as deformações da cobertura da parede ficarão visíveis.

Granulometria das lixas
Ou seja, quanto menor o número, mais grossa é a lixa. Lixas grossas são as de número 8 a 80. Lixas médias são as que variam entre 100 e 200. Lixas finas cobrem uma gama maior de números, indo de 240 até 5000.

A Folha Lixa Ferro 221T Grão P180 3M foi desenvolvida para utilização em lixamentos de metais, em operações manuais em ferramentarias, manutenção, limpezas e em pinturas. Produzida com costado de pano de alta resistência, com mineral óxido de alumínio marrom.

Indicada para operações de lixamento na preparação de superfícies, lixamento de seladoras e vernizes. Possui e costado de papel leve, ideal para lixamentos manuais, e camada especial No-FIl, que reduz o empastamento em operações de lixamento a seco.

Pode ser necessário lixar o carro novamente após a secagem do primer. Muitas vezes, a aplicação do primer pode causar aspereza nas áreas e você precisa suavizá-las o máximo possível. Use apenas lixa de grão fino para o primer, pois você não deseja lixar o primer.

Lixar e nivelar a superfície
Embora não seja necessário lixar para cada parede antes da pintura, pontos ásperos nas paredes, ou locais que tenham sido pintados anteriormente, precisam ser lixados antes de serem pintados novamente. Se a parede de reboco for nova, lixar para retirar areais sobressalientes.

Veja como fazer isso.

  1. Lixe a parede. A lixa usada deverá ser com uma gramatura mais grossa, como de 60 ou 80. ...
  2. Aplique o selador. O selador é um material bem importante e que deve ser aplicado nas paredes novas, especialmente nas externas. ...
  3. Aplique a massa corrida. ...
  4. Aplique a tinta.

Segundo Caroline Valadão, engenharia civil e professora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie o segredo é lixar as paredes com lixa 220 ou 240 (mais finas), se a superfície estiver firme e sem muito excesso no reboco, ou lixa 80 ou 100 (mais grossa), nas partes em que a superfície estiver mais ...

Se a superfície estiver mais firme, sem muito excesso de reboco e tinturas quebradiças, você pode utilizar lixas 220 ou 240, que são mais finas. Já se sua parede apresenta partes mais grosseiras, a indicação é de lixas 80 ou 100.

Lixa d' Grão 1200 A Lixa de papel a prova d'água grão 1200, utilizada para lixamento a úmido ou a seco. Apresenta alto rendimento quando a lixa permanece imersa na água por algumas horas antes do uso. Aplicação: Para lixamento a úmido ou a seco em Metal, Fibra de vidro, madeira.

Você precisa saber qual o tipo de tinta foi utilizado anteriormente. Se a pintura anterior foi feita com tinta acrílica a base d'água, você pode cobri-la com tinta óleo ou com outra tinta acrílica. As tintas acrílicas são mais grossas e espessas, e são as mais recomendadas para esse tipo de trabalho.