Qual tinta não precisa diluir?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Para quem se transforma todo dia, a Suvinil.

O mais indicado é colocar 20% de água na primeira demão de tinta e 10% na segunda e terceira demão. Caso você utilize um compressor dilua 30% de água. Também é preciso prestar bastante atenção no momento de diluir a água na tinta, para não exagerar.

A tinta esmalte é muito utilizada em superfícies de madeira e metal, não sendo tão recomendada para paredes de alvenaria. Ela é resistente, facilita a limpeza da superfície e pode ser utilizada em áreas externas como grades e portões, além de superfícies internas como portas, janelas, batentes e rodapés.

A tinta acrílica é solúvel em água. Por isso, basta acrescentar um pouco de água à composição para alcançar a diluição desejada. Para diluir um pouco a tinta acrílica, deve-se umedecer o pincel em água limpa e iniciar a pintura.

Se o clima estiver muito úmido, a tinta não seca. Já se o ar estiver seco ou quente, a tinta não se espalha e a parede fica manchada. Por isso, evite dias com umidade menor de 10%.

Por que é importante diluir a tinta?!
Já com pouca água, pode dificultar a pintura, deixando marcas do pincel na superfície, diminuindo a aderência e evidenciando os retoques. Por isso, é necessário sempre seguir as instruções do fabricante, para garantir a qualidade do produto.

“Dá maior resistência à cor, contra agentes como vento e chuva; também é importante misturar cola branca PVA à tinta, que estabiliza a liga da cal com o pigmento”, explica. Para manipular todos esses materiais, é indicado usar máscara de proteção, óculos e luvas látex.

Se a pintura anterior foi feita com tinta acrílica a base d'água, você pode cobri-la com tinta óleo ou com outra tinta acrílica. As tintas acrílicas são mais grossas e espessas, e são as mais recomendadas para esse tipo de trabalho. Se você utilizou tinta acrílica fosca, ela também pode ser coberta com o mesmo método.

tinta látex PVA

Se você busca uma tinta para parede para área interna, como em quartos e salas, a tinta látex PVA é uma boa opção. Solúvel em água, ela rende mais, garante secagem rápida e proporciona um ótimo acabamento, além de oferecer durabilidade e ser fácil de limpar.

Como pintar parede já pintada
Ao pintar uma parede já pintada o importante é sempre retirar as camadas antigas de tinta que estejam mal pintadas. É preciso retirar toda a parte de tinta que esteja descascando, depois é hora de lixar a parede até deixá-la uniforme.

A tinta acrílica é uma tinta sintética, solúvel em água e de secagem rápida que pode ser aplicada em camadas mais finas ou mais grossas na parede. Sua versatilidade permite o uso em áreas externas ou internas e em diversos tipos de superfícies, como gesso, tijolo, concreto, reboco com cal, cerâmica porosa e cimentados.

depois de algumas experiências e trocando ideia com algumas pessoas a gente descobriu que fazer a diluição da tinta Acrilex para tecido em água também funciona.