Quais os sistemas de coordenadas mais usados?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

O sistema de coordenadas pode ser dividido em sistema de coordenadas cartesianas, cilíndricas, polares, elípticas e geográficas. As geográficas têm um aspecto curvilíneo e por isso é passada em grau, minuto ou segundo, conhecidas como latitude e longitude.

O mais conhecido dos sistemas de coordenadas é o cartesiano, talvez por ser bastante trabalhado na educação básica, desde o ensino fundamental até o médio.

Assim, neste texto veremos como configurar um ponto através de dois tipos de sistemas: o sistema polar e o sistema cartesiano.

As duas coordenadas geográficas são: latitude e longitude. A latitude e a longitude são, ambas, expressas em graus, minutos e segundos.

O SIRGAS 2000 para coordenadas geográficas (graus decimal) será sempre o EPSG 4674; enquanto para coordenadas em UTM (unidade métrica) será diferente dependendo da zona/fuso onde está localizada sua área de estudo.

Os Pontos Cardeais (N=Norte/North, S=Sul/South, E ou L=Leste/East, O=Oeste/West) são utilizados para orientar as indicações das coordenadas geográficas. Esses pontos são medidos em graus e podem variar de 0° a 90° Norte/Sul (latitude) e de 0° a 180° Leste/Oeste.

O sistema geodésico SAD69 foi oficialmente adotado no Brasil em 1979. A imagem geométrica da Terra é definida pelo Elipsóide de Referência Internacional de 1967, aceito pela Assembléia Geral da Associação Geodésica Internacional que teve lugar em Lucerne, no ano de 1967.

Os sistemas mais utilizados em mapeamento são os sistemas de coordenadas: geográficas ou geodésicas, planas e cartesianas, sistemas presentes em Receptores GPS. Com a evolução da tecnologia tanto a produção cartográfica quanto a produção geodésica no Brasil são baseadas em diferentes sistemas de referências.

Os mapas mais antigos do Brasil adotavam o DATUM planimétrico Córrego Alegre, que utiliza o elipsóide de Hayford. Mais recentemente passou a ser utilizado como referência o DATUM SAD-69 que utiliza o elipsóide de referência 1967, mas o DATUM oficial brasileiro é o SIRGAS 2000.

projeção UTM

O sistema de projeção UTM é o mais utilizado no Brasil. Sua amplitude é de 6º de longitude, formando um conjunto de 60 fusos UTM no recobrimento terrestre total. Os fusos são numerados a partir do Anti-meridiano de Greenwich (longitude -180º) e de oeste para leste.

Veja abaixo as coordenadas de latitude de cada um deles: Círculo Polar Ártico: 66º33' N. Trópico de Câncer: 23º27' N. Trópico de Capricórnio: 23º27' S.

Os sistemas de coordenadas mais utilizados são: coordenadas geográficas (baseado em coordenadas geodésicas); coordenadas UTM (baseado em coordenadas planas). O par de coordenadas neste posicionamento é definido por uma rede geográfica formada por meridianos e paralelos.

Diferentemente das Coordenadas Geodésicas, o sistema UTM, não acompanha a curvatura da Terra e por isso seus pares de coordenadas também são chamados de coordenadas planas.

O SIRGAS usa a posicao instantanea em que o Polo estava no ano 2000; O WGS84 teve sua realizacao no polo em 1984. Houve uma revisao do WGS em 2004, com pequenas diferencas, significativas apenas para pesquisas cientificas ou altissima precisao, como mares terrestres, deslocamentos de placas tectonicas...

O acrónimo original de SIRGAS (Sistema de Referência Geocêntrico para a América do Sul) mudou em 2001 para Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas, seguindo a recomendação da 7ª Conferência Cartográfica das Nações Unidas para as Américas (Nova Iorque, 22 - 27 de Janeiro de 2001) para adoptar SIRGAS como o ...

Esse sistema de referência global é usado para fornecer posicionamento e navegação em qualquer parte do mundo. Por isso, vale salientar que ele é adotado como o sistema referência pelo Sistema de Posicionamento Global – GPS.