Como calcular densidade urbana?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 9 votos

Densidade demográfica Número total de moradores dividido pela área urbana usada como referência. É também denominada densidade populacional e geralmente expressa em habitantes por hectare (habitantes/ha), todavia em áreas mais amplas pode ser utilizada a medida em habitantes por quilômetro quadrado (habitantes/km²).

Qual a fórmula para calcular densidade? É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.

A densidade urbana indica a média do número total da população de uma área urbana específica, expressa em habitantes por uma unidade de terra ou solo urbano, ou o total de domicílios de uma determinada área urbana, expressa em habitações por uma unidade de terra.

Densidade demográfica é um índice também conhecido como densidade populacional ou população relativa. Refere-se à distribuição de habitantes em um determinada área, ou seja, é a média resultante da divisão entre o número total de habitantes e a área ocupada.

No Brasil, por exemplo, as estimativas de “densidade desejável” para maximizar o bem-estar urbano variam de 100 a 450 habitantes por hectare, a depender do autor4.

A densidade é uma propriedade da matéria que relaciona a massa e o volume de um corpo. É muito utilizada na química para caracterizar e identificar substâncias, sendo um parâmetro importante em rotinas de controle de qualidade. A densidade pode ser calculada dividindo-se a massa do objeto pelo seu volume.

A densidade refere-se a um corpo, que pode ser composto por apenas uma substância ou por uma mistura de substâncias, como por exemplo, uma solução de água com açúcar. A massa específica, por sua vez, refere-se à densidade de uma substância homogênea específica, como o alumínio, o chumbo ou a água.

Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui uma população de 211 755 692 habitantes (2020) em uma área de 8 515 767,049 km², resultando em uma densidade demográfica de 24,9 habitantes por quilômetro quadrado.

O que é densidade demográfica? População relativa ou densidade demográfica é o total de habitantes dividido pela área que ocupam ou é a média da distribuição da população total pelo território. Podemos concluir que o Brasil possui uma baixa densidade demográfica, pois está muito abaixo da média mundial.

Desta maneira, é urbana toda a população residente em aglomerados populacionais com mais de 1.000 habitantes.

Para calcular a densidade populacional, você dividirá a população pelo tamanho da área. Portanto, densidade populacional = número de pessoas / área do local. A unidade de área deverá ser quilômetros quadrados.

Já o país povoado, diferentemente do populoso, é aquele que possui uma grande quantidade de habitantes por quilômetro quadrado. Pra fazer esse cálculo, pega-se a população total da nação e a divide pela área.

Para a realização desse cálculo é necessário o número de nascimentos. Desse, subtrai o número de falecimentos, dessa forma obtêm-se o resultado. População de uma determinada cidade: 25000. Número de nascimentos: 2320.

Como fazer? Divida o quantitativo da população urbana pelo da população total e multiplique por 100. Assim você encontra a taxa de urbanização, que corresponde ao percentual de população urbana de cada estado em relação à população total.

Perímetro urbano é o limite político-administrativo que separa, no território municipal, as áreas rurais das áreas urbanas e de expansão urbana, podendo ser definido pelo plano diretor ou lei municipal específica. Cabe ressaltar que não é conteúdo mínimo do plano diretor a definição do perímetro urbano.

O conceito de densidade construída exprime a relação entre o total de área construída (edilícia) e a área de determinado trecho urbano. A equação é área de edificação/área de cidade (ou de bairro, ou de trecho de bairro).