Como calcular a densidade de uma área?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.

Para saber a densidade de pessoas, pegamos a quantidade de pessoas e dividimos pela área.

A densidade é uma propriedade da matéria que relaciona a massa e o volume de um corpo. É muito utilizada na química para caracterizar e identificar substâncias, sendo um parâmetro importante em rotinas de controle de qualidade. A densidade pode ser calculada dividindo-se a massa do objeto pelo seu volume.

Divide-se o número total de habitantes pela área.
Exemplo de como calcular a densidade demográfica. O exemplo dado acima mostra que um determinado lugar, cuja área é de 300.000 km2 possui em seu território 1.000.000 de habitantes.

A densidade relativa pode ser calculada diretamente, medindo a densidade de uma amostra e dividindo-o pela densidade (conhecida) da substância de referência. A densidade da amostra é simplesmente sua massa dividida pelo seu volume.

1,225 kg/m3

A ISA (Atmosfera Padrão Internacional), considera que ao nível do mar e a 15 °C o ar tem uma densidade de cerca de 1,225 kg/m3 (0,001225 g/cm3, 0,0023769 slugs/ft3). Em diversos ramos da ciência a propriedade é utilizada em pesquisa, ciência aplicada e tecnologia.

AREIA NATURAL
Grossa: 1.500 Kg/m³ - Média: 1.480 Kg/ m³ - Fina: 1.400 Kg/ m³.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.

Calculadora de densidade calcula a densidade (d = m / v), massa (m = dv) e volume (v = m / d). A densidade é uma medida de quanta massa está contida em uma determinada unidade de volume (densidade = massa / volume).

Multiplique o volume pela densidade.
Assim, vai calcular a massa do objeto. Preste atenção às unidades, pois tem de chegar a um resultado em quilos ou gramas. Exemplo: um diamante de 5.0003 de volume e 3,52g/cm3 de densidade teria uma massa de 17.600 gramas (5.000 cm3 x 3,52 g/cm3).

Densidade demográfica Número total de moradores dividido pela área urbana usada como referência. É também denominada densidade populacional e geralmente expressa em habitantes por hectare (habitantes/ha), todavia em áreas mais amplas pode ser utilizada a medida em habitantes por quilômetro quadrado (habitantes/km²).

No Brasil, por exemplo, as estimativas de “densidade desejável” para maximizar o bem-estar urbano variam de 100 a 450 habitantes por hectare, a depender do autor4.

Povoado, por sua vez, é um termo que se refere à população relativa, isto é, à distribuição da população sobre a área do país ou qualquer outro território selecionado. Um país populoso é aquele que possui uma grande população absoluta. Já um país povoado é aquele que possui elevada densidade demográfica.

Quais são os tipos de densidade? Existem dois tipos de densidade: absoluta e relativa. A absoluta é a do material em si mesmo, já a relativa envolve a comparação entre materiais diferentes (um em relação ao outro, mudamos o ponto de vista).