O que é uma baixa densidade populacional?

Perguntado por: lbarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

As menores densidades demográficas se dão geralmente em lugares onde há área relativamente grande porém motivos que a fazem ser inóspita, como o clima, relevo, e outros fatores naturais que influenciam na baixa habitação do local, como é visto na Groenlândia por exemplo, onde a densidade demográfica é menos que 1 ...

O que é densidade demográfica? População relativa ou densidade demográfica é o total de habitantes dividido pela área que ocupam ou é a média da distribuição da população total pelo território. Podemos concluir que o Brasil possui uma baixa densidade demográfica, pois está muito abaixo da média mundial.

A densidade demográfica é um indicador populacional que mede a relação entre a população absoluta e a extensão territorial, sendo expressa em habitantes/quilômetro quadrado. Uma zona com elevada densidade demográfica é chamada de muito povoada.

A área mais povoada do mundo é o Principado de Mônaco, que possui cerca de 37.731 habitantes distribuídos em uma área de 2 km2, resultando em uma densidade demográfica de aproximadamente 18.865 habitantes por km2.

Os cinco países/territórios dependentes com menor densidade demográfica são:

  • Groenlândia - 0,08 habitante/km²;
  • Svalbard e Jan Mayen - 0,10 habitante/km²;
  • Ilhas Malvinas - 0,54 habitante/km²;
  • Ilhas Pitcairn - 3,1 habitantes/km²;
  • Mongólia - 4,9 habitantes/km².

Populações de alta densidade podem atrair predadores que não se importariam com uma população mais esparsa. Quando estes predadores comem os indivíduos da população, a densidade deles diminui, mas a da população de predadores pode aumentar.

Portanto, a densidade demográfica do Brasil é de aproximadamente 23,8 habitantes para cada quilômetro quadrado. Nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, no entanto, as densidades demográficas são muito inferiores a esse número, ao passo que no Nordeste, no Sul e no Sudeste esses valores elevam-se.

Um país populoso é aquele que possui uma grande população absoluta. Já um país povoado é aquele que possui elevada densidade demográfica. Nem todos os países que são populosos serão considerados povoados e vice-versa. A China é um exemplo de país populoso e povoado.

No Brasil, por exemplo, as estimativas de “densidade desejável” para maximizar o bem-estar urbano variam de 100 a 450 habitantes por hectare, a depender do autor4.

A densidade populacional pode ser influenciada por diversos fatores, sendo os principais a natalidade e a imigração (fatores de acréscimo) e a mortalidade e a emigração (fatores de decréscimo).

Resposta: Podemos concluir que o Brasil possui uma baixa densidade demográfica, pois está muito abaixo da média mundial. Portanto o Brasil é um país populoso e pouco povoado; isto é, possui uma grande população absoluta, mas uma baixa densidade demográfica.

Assim como em 2010, município de Taboão da Serra (SP) é o que tem a maior densidade demográfica do país, segundo dados do Censo 2022 divulgados hoje pelo IBGE. Lá moram 13,4 mil habitantes por km².

Região Norte

Região Norte
Essa região apresenta a menor densidade demográfica do país, ou seja, o menor número de habitantes por quilômetro quadrado.

(16) O parasitismo, os intemperismos, a disponibilidade de alimentos e espaço são fatores que influenciam na densidade das populações.

Fatores que influenciam na densidade: Entender os fatores que influenciam a densidade populacional, como natalidade, mortalidade, imigração e emigração, permite compreender como uma população pode mudar ao longo do tempo e como os fatores externos podem influenciar estas mudanças.