Quais os problemas que a falta de proteína pode causar?

Perguntado por: lzanette7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

“A falta de proteína no organismo pode causar inúmeros problemas como fadiga, queda de cabelo, baixa imunidade, perda de massa muscular, doenças frequentes, gases e prisão de ventre, entre outros”, explica a nutricionista Juliana Vieira.

Uma das principais doenças causada pela deficiência de proteína é a Kwashiorkor, também chamada de desidratação intermediária. Quando essa doença existe no corpo, a pessoa lida com anorexia, dermatoses ulceradas, aumento do fígado e também irritabilidade.

A causa mais comum é a diabetes mellitus . Doenças renais como nefrite ou nefrose são causas frequentes de proteinúria . O excesso de proteínas no soro (como no mieloma múltiplo, por exemplo) também pode conduzir à proteinúria .

Entre as principais consequências do excesso de proteínas, destacam-se o aumento do risco de doenças cardiovasculares, pedra nos rins, aumento de peso e problemas no fígado. Para evitar complicações, é fundamental ter moderação e conhecer a quantidade ideal de proteínas que se deve comer.

Para os nutricionistas, os ovos são uma das melhores fontes de proteínas para o corpo humano. Eles são nota 100 em valor biológico dentro de uma escala cujo parâmetro é como o organismo aproveita o alimento. Na mesma escala, um bife de carne vermelha tem nota 80.

Fadiga. A fadiga excessiva ou crônica é o primeiro sinal de falta de proteína. Dado que a deficiência desse composto é derivada diretamente de uma dieta pobre em calorias, o organismo não conta com energia suficiente para cumprir tarefas rotineiras.

O exame de proteínas totais e frações costuma ser feito como exame de rotina, já que alterações relacionadas à presença de proteínas no sangue pode ser um indicador de doenças renais e hepáticas. Este exame não necessita de agendamento.

Alimentos ricos em proteína animal

  1. Carne de frango.
  2. Carne de vaca.
  3. Queijo.
  4. Salmão grelhado.
  5. Pescada.
  6. Ovo.
  7. Iogurte.
  8. Leite.

A proteinúria é a eliminação excessiva de proteína (principalmente albumina) pelos rins. Nesse caso, geralmente, a urina fica espumosa e/ou com sedimentos. Quando isolada, sua presença não indica problemas de saúde.

As várias opções de alimentos ricos em proteína são divididas em dois grupos: vegetal (como leguminosas, grãos e castanhas) e animal (como carnes e ovos). “A combinação de feijão e arroz é uma super fonte de aminoácidos importantes, o BCAA, para recuperar a musculatura.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

De acordo com a OMS, o ideal é que pessoas que não praticam atividades físicas consumam diariamente entre 0,8 e 1 grama por quilo de peso. Por exemplo, uma pessoa de 50 kg deve consumir 50 gramas de proteína por dia.

Um indivíduo que necessita de 2.000 Kcal por dia precisaria de uma média de 240-300 Kcal advindas das proteínas, correspondendo a algo em torno de 60-75g por dia.

O Whey Protein Concentrado é o melhor se você precisa de uma proteína com melhor custo benefício e não tem nenhuma restrição a carboidratos, gorduras e lactose. Já os Whey Protein Isolado e Hidrolisado possuem absorção mais rápida, sendo melhor para ser ingerido no pós-treino garantir os nutrientes para os músculos.

Como saber quanto de proteína devo ingerir por dia?

IdadeMasculinoFeminino
10 a 18 anos(17,686 x P) + 658,2(13,384 x P) + 692,6
18 a 30 anos(15,057 x P) + 692,2(14,818 x P) + 486,6
30 a 60 anos(11,472 x P) + 873,1(8,126 x P) + 845,6
+ 60 anos(11,711 x P) + 587,7(9,082 x P) + 658,5