Quais os exercícios para dormência nos pés?

Perguntado por: arocha6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Entre os principais exercícios indicados estão aqueles que evitam impacto, como pilates, hidroginástica, natação, priorizando o alongamento dos músculos envolvidos. Exercícios simples podem ajudar no treino da musculatura dos pés e podem ser feitos em casa.

Movimentos suaves, como girar os tornozelos, apontar e flexionar os pés, e esticar os dedos dos pés, por exemplo, podem ajudar a estimular a circulação e reduzir o formigamento.

No entanto, o fundamental para a recuperação da sensação correta é o treino de “dissensibilização” da área acometida. O treino de diferentes texturas, temperaturas e pressões são parte desse exercício e a melhora da sensação dos pés é reconhecida em 100% dos casos, já na primeira intervenção.

Comece deixando uma toalha macia no chão e tente pegá-la com a ponta dos pés, curvando os dedos. Levante um pouco o objeto do chão e o devolva novamente ao chão. Faça a atividade de 5 a 10 minutos, cerca de 2 a 3 vezes por semana para perceber os resultados.

Tratamentos “tradicionais” Os medicamentos disponíveis para tratar esse problema (amitriptilina, gabapentina, pregabalina, carbamazepina) costumam aliviar a sensação de queimação, porém são raros os casos em que a resposta seja satisfatória. A literatura científica relata muito bem isso!

A sensação de formigamento ou de dormência nos pés é algo comum de se ter. Normalmente, esse tipo de sensibilidade aparece após dormir em uma posição desfavorável ou mesmo depois de se ter cruzado as pernas por muito tempo.

Outros problemas de saúde mais graves que podem causar dormência são, por exemplo: Doença renal. Diabetes. Síndrome de Raynaud.

Algumas práticas que podem ajudar a aliviar a desconfortável sensação de dormência incluem: Reduzir a ingestão de sódio. Limitar movimentos repetitivos de mãos ou pulsos. Comer alimentos ricos em vitamina B12, vitamina D, cálcio e magnésio.

Quente e Frio. Mudanças rápidas de temperatura, quando voltadas para a área particular de dormência, pode proporcionar um alívio rápido, especialmente entre aqueles que experimentam a dormência ou formigamento com sensação de queimação ou de frio.

Manter uma rotina de exercícios: manter uma vida ativa é uma das melhores indicações para quem deseja melhorar a circulação nos membros inferiores. A prática regular de exercícios ajuda significativamente a aumentar a circulação nas pernas, além de facilitar o processo de eliminação do excesso de fluídos nos pés.