É normal acordar sufocado?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Isso pode ocorrer várias vezes durante a noite. Quando isso acontece, a oxigenação do sangue diminui e o coração precisa acelerar para que a pessoa acorde para recuperar o ar. Por esse motivo a pessoa acorda imediatamente, como se tivesse se afogando ou tomando um susto.

A apneia do sono, também conhecida como síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), é um distúrbio provocado por frequentes obstruções parciais ou completas das vias respiratórias durante o sono, o que leva a episódios repetidos e temporários de cessação da respiração enquanto o paciente dorme.

As pessoas com insuficiência cardíaca poderão sentir falta de ar em repouso ou quando estão deitadas. A sensação de não conseguir respirar pode ocorrer subitamente e pode mesmo acordá-lo.

As pausas respiratórias podem terminar em engasgos, sensação de sufocamento, vocalizações ou breves despertares. A apneia do sono pode gerar no indivíduo a sensação de cansaço pela manhã e sensação de sono não reparador, ainda que o mesmo tenha tido uma noite de sono longa e aparentemente tranquila.

A apneia obstrutiva do sono é caracterizada por obstrução recorrente das vias aéreas superiores durante o sono, o que resulta em episódios repetidos de asfixia, queda de oxigênio no sangue, e interrupção da arquitetura do sono normal.

A falta de ar gerada nas crises de ansiedade (quando considerada um distúrbio psiquiátrico) é intermitente, aparecendo e desaparecendo ao longo de algumas horas. Além disso, ela surge de forma súbita e intensa. Ao mesmo tempo, costuma vir acompanhada de sintomas como insônia e alterações alimentares.

No entanto, é possível identificar alguns sintomas de apneia quando acordado. Dor de cabeça, na garganta ou boca seca ao acordar são alguns deles. Sonolência excessiva durante o dia, cansaço, dificuldade de concentração e irritabilidade também são efeitos de uma noite intranquila.

Deitar-se e lembrar-se de compromissos, tarefas pendentes e problemas a resolver, a ponto de perder o sono ou demorar muito para dormir, pode ser um sinal de ansiedade noturna.

O Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, por isso, muitas pessoas também sofrem com a ansiedade noturna. Esta, por sua vez, é caracterizada por preocupações, pensamentos negativos e medos constantes antes de dormir.

Listamos alguns truques para aliviar os sufocos que podem te ajudar:

  1. Roupas leves. Um dos segredos para não sofrer com os sufocos é utilizar roupas cômodas e leves. ...
  2. Sapatos cômodos. ...
  3. Alimentação equilibrada. ...
  4. Repouso. ...
  5. Prevenção. ...
  6. Gel frio.

É comum que se apresente como sensação de sufocamento ou aperto, junto ou logo depois de uma situação estressante que provocou angústia. Nesse caso, o incômodo é aliviado com exercícios de respiração ou assim que a pessoa se acalma.

Controle sua respiração
Então, praticar exercícios para tentar controlar a respiração pode te ajudar nesse momento. Por isso, inspire e respire de forma lenta e profunda. Dessa maneira, você vai levar mais oxigênio para o seu cérebro e a reduzir o nível de estresse e a sensação de asfixia.

A apneia do sono caracteriza-se pela obstrução da via aérea ao nível da garganta durante o sono, levando a uma parada da respiração, que dura em média 20 segundos.

A morte ocorre em asfixia quando as causas são de origem interna, como asma, pneumonia, enfisema, insuficiência cardíaca, etc. Essas Interessam a medicina clínica. Já as causas de origem externa interessam a medicina legal. A asfixia pode levar a morte, á sequelas, amnésias, convulsões e a paralisias.

Ou seja, em decúbito lateral (deitado de lado), as vias aéreas tendem a ficar mais estáveis e menos propensas a fechar. Eventos de ronco e apneia parecem ser tanto mais numerosos quanto mais severos na posição supina do que na posição lateral.