Como testar parestesia?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 19 votos

Teste ou sinal de Tinel, que consiste na percussão leve sobre o punho, na localização do nervo mediano. Assim, o resultado positivo é quando essa percussão transmite uma sensação de parestesia na região de distribuição do nervo mediano.

Para testar a sensibilidade vibratória, o examinador coloca o dedo sob a articulação interfalângica distal e percute levemente com um diapasão de 128 Hz no lado oposto da articulação. O paciente deve perceber o fim da vibração ao mesmo tempo que o examinador, que a sente pela articulação do paciente.

O teste do reflexo tendíneo profundo (estiramento muscular) avalia as fibras aferentes, as conexões sinápticas no interior da medula espinal, as fibras motoras e as vias motoras descendentes.

A avaliação da sensibilidade deve ser feita pela pesquisa da sensação tátil nos dermátomos correspondentes a cada nível neurológico (Figura 1). mesmas regiões nos lados opostos do corpo, de maneira alternada e, às vezes, simulada (sem tocar). Fique atento às respostas e reações do paciente.

Em geral, é realizado com o estímulo de um objeto específico, que é encostado brevemente na área examinada, sem que o paciente possa enxergá-la. O neurologista pede que o paciente relate quando sentir o contato com o objeto, registrando as respostas em uma ficha.

O paciente se mantém em posição ortostática, com os olhos abertos, por cerca de 1 minuto. Essa fase serve para avaliar seu equilíbrio na presença da visão. Depois, deve fechar os olhos e permanecer parado por mais 1 minuto. Essa é a etapa reveladora, pois verifica sua capacidade de se equilibrar sem o apoio da visão.

Via de regra, a sensibilidade térmica é a primeira a ser perdida, seguida da dolorosa e tátil.

A eletroneuromiografia é um exame complementar que consiste em um conjunto de testes diagnósticos para avaliar a função do sistema nervoso periférico: nervos, músculos e junção neuromuscular.

O médico neurologista realiza o exame clínico e neurológico através dos exames laboratoriais e de imagens, como: hemograma, ultrassom transcraniano, tomografia e ressonância magnética.

O exame é feito com as luzes baixas no ambiente, a partir daí o médico, que pode ser o pediatra ou o oftalmologista, direciona uma luz diretamente sobre os olhos do bebê. O resultado prévio é a cor do reflexo dessas luzes. Essas cores podem ser avermelhadas, alaranjadas ou amareladas.

Prova de índex-nariz/índex-índex/index -joelho
Índex-nariz: de braços estendidos ao lado do corpo, com os olhos fechados, o paciente deverá realizar manobras tocando com a ponta de seu indicador a ponta de seu nariz. Índex-joelho: com o indicador e os olhos fechados o paciente toca várias vezes o joelho.

O monofilamento Semmes-Weinstein é um teste de sensibilidade realizado em pacientes acometidos por neuropatia periférica decorrente de diabetes mellitus e hanseníase, quando não há diagnóstico precoce.