O que é parestesia na cabeça?

Perguntado por: usales . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Parestesia é o termo médico usado para descrever a sensação de formigamento no corpo. No couro cabeludo, a parestesia pode ocorrer isoladamente ou junto a outros sintomas como ardência, coceira, caspa ou dor.

Ansiedade e estresse também causam parestesia. O estresse desencadeia a liberação de noradrenalina e outros hormônios. Eles são responsáveis por direcionar o fluxo sanguíneo para as áreas do corpo que mais precisam. Como resultado, é enviado sangue extra à cabeça, o que provoca a sensação de formigamento.

Quais as causas da parestesia? A principal causa da parestesia é um dano, temporário ou permanente, a um dos nervos que estão presentes no corpo. No caso da parestesia temporária, esse dano é passageiro e pode ser recuperado.

Sensações Anormais – Como formigamento, Coceira, Queimação ou Frio, rastejamento da pele e sensações prejudicadas – são chamadas de parestesia. Esses sintomas geralmente surgem de danos nos Nervos (neuropatia).

Segundo o NINDS, é possível experimentar uma sensação estranha na cabeça e tontura devido a várias razões. A maioria das condições que causam estes sintomas não são graves e podem resultar de dores de cabeça tensionais, sinusite e infecções de ouvido ou pressão alta.

Quando devo procurar um médico por causa de dormência? Procure um médico imediatamente se você tiver dormência acompanhada de qualquer um dos seguintes sinais de alerta: A dormência começou repentinamente (em minutos ou horas) Você também sente fraqueza em uma parte do corpo que surgiu rapidamente (em horas ou dias)

A dormência ou o formigueiro pode ocorrer após uma lesão na cabeça. A enxaqueca pode provocar dormência na cabeça. Também a tensão alta pode criar dormência. Indícios de hiperparatireoidismo, que consiste no excesso de funcionamento das glândulas paratireoides, podem igualmente causar dormência na cabeça.

Para tratar a parestesia, são utilizados medicamentos corticoides, vitaminas do complexo B, compressas de água quente, além de sessões de fisioterapia e laserterapia de baixa intensidade.

Entretanto, se você possui parestesia crônica, isto é, se ela se faz presente diversas vezes, nos mesmos lugares e com tempos longos de duração, é bom consultar um médico. Os especialistas mais indicados para se consultar quando existe este tipo de problema são o neurologista, o ortopedista ou então o endocrinologista.

Parestesias persistentes
Hérnia de disco: A compressão de um nervo espinhal por uma hérnia de disco pode causar parestesias nas áreas inervadas pelo nervo afetado. Diabetes: A neuropatia diabética, uma complicação comum do diabetes, pode causar parestesias nos pés e mãos.

O problema costuma ser temporário e pode desaparecer em poucos dias. Contudo, em alguns casos, as sensações de formigamento, queimação, inchaço e coceira, relacionadas à parestesia, demoram de 6 a 24 meses para desaparecer e devem ser examinadas e devidamente tratadas por um profissional na clínica odontológica.

É importante entender que os nervos se regeneram a uma taxa muito lenta, cerca de um milímetro por dia. Portanto, a recuperação é um processo longo e gradual, que geralmente leva vários meses a um ano. Geralmente utilizamos imobilização nas primeiras semanas, dependendo do tipo de lesão e da localização.

Parestesia (dormência ou formigueiro – sensações) Desrealização (sensação de irrealidade) ou despersonalização (estar separado de si mesmo) Medo de perder o controle ou de estar “ficando louco”

Crises de dor de cabeça são comuns em ansiosos pelo fato de o cérebro interpretar o momento de tensão como se fosse uma lesão física. Com isso, ocorre o aumento do ritmo cardíaco e do fluxo de sangue. Essas alterações explicam o surgimento do sintoma, que pode vir acompanhando de enjoo e náuseas.