Quais os desafios éticos para a sociedade?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 8 votos

De acordo com Church & Rogers (2006) os desafios éticos podem ser agrupados em três largas categorias: proteção das pessoas envolvidas, imunidade às interferências políticas e técnicas de levantamento de dados de qualidade.

Os desafios éticos da saúde, da economia, da política e dos direitos humanos agora pesam mais do que nunca. Decidir sobre o desconhecido, decidir sem informação suficiente, decidir por convicção, decidir com base na evidência, decidir sobre o futuro próximo nunca foi tão difícil.

Portanto, um problema ético de grande relevância e interesse é o preconceito, uma vez que se trata de um comportamento que cria vários problemas práticos para o ser humano.

Quando alguém age de forma antiética, significa que a preocupação com os valores sociais, com pessoas, grupos ou com a sociedade em si, não existe. É um termo relacionado à uma ação que se opõe a algum valor, regra, princípios orientam o comportamento humano em relação à sociedade ou relações em grupos.

Logo, a função da Ética é investigar e explicar o comportamento das pessoas ao longo de sua existência, visando a fixação de comportamentos “básicos” para diminuir o nível de conflitos morais dentro dos diversos setores da sociedade.

Ser ético é agir e viver conforme as regras e normas determinadas em sociedade, é construída através do coletivo. Moral é seguir as regras e normas determinadas pela consciência individual de cada ser humano. Por tanto essa pode ter influência com a cultura do meio vivido ou da criação.

Mentiras, fofocas, boatos, preconceitos, assédio sexual e moral são apenas algumas manifestações da falta de ética.

Atualmente a ética e a moral estão sendo relegadas por certas classes sociais e políticas, muitos valores estão sendo quebrados em prol do individualismo, ou seja, “cada um por si” e com isso ética e moral vêm perdendo o sentido.

IV. Um dos grandes problemas da Ética diz respeito à polêmica entre o relativismo Moral e Ética objetiva. Ou seja, os que defendem que os valores éticos são objetivos e universais e os que enfatizam que toda moral é relativa à determinada cultura.

A falta de ética mais prejudica a quem tem menos poder (menos poder econômico, menos poder cultural, menos poder político). A transgressão aos princípios éticos acontece sempre que há desigualdade e injustiças na forma de exercer o poder. Isso acentua ainda mais a desigualdade e a injustiça.

Exemplos de ética

  • Respeitar as leis que sejam justas;
  • Procurar agir com justiça;
  • Não se apropriar, indevidamente, do que não é seu;
  • Não prejudicar os outros;
  • Respeitar o convívio social.

Alguns exemplos de dilemas éticos incluem seguir a verdade versus ser leal a um amigo, seguir as leis ou regras versus ter compaixão pela situação de um indivíduo e preocupações com uma pessoa individual versus o impacto maior em uma comunidade.