Pode processar alguém por injúria?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

No entanto, vale destacar que, para que seja configurado o crime de injúria, é preciso que a ofensa seja direcionada a uma pessoa específica, ou seja, não é possível processar alguém por injúria se a ofensa for genérica ou se não houver a identificação da vítima.

O processo judicial de calúnia, injúria ou difamação se inicia a partir da notícia do crime levada à autoridade policial. A vítima poderá realizar a notícia do crime comparecendo a uma delegacia próxima para registro da ocorrência ou procurar um advogado que ajuizará uma ação de natureza criminal.

Injuriar– é atribuirpalavras ou qualidades ofensivas a alguém, expor defeitos ou opinião que desqualifique a pessoa, atingindo sua honra e moral. O exemplo mais comum são osxingamentos.

A indenização por injúria, difamação ou calúnia consistirá na reparação do dano que delas resulte ao ofendido. Parágrafo único. Se o ofendido não puder provar prejuízo material, caberá ao juiz fixar, equitativamente, o valor da indenização, na conformidade das circunstâncias do caso.

Já no caso de ofensas proferidas pela internet, o mesmo Tribunal varia suas decisões condenando os ofensores ao pagamento de indenização por danos morais entre R$ 7 mil e R$ 20 mil reais, quando as ofensas ocorrem entre anônimos.

A resposta é aparentemente simples: é necessário além do boletim de ocorrência, a existência de testemunhas (preferencialmente três ou mais) que tenham presenciado o fato, bem como print de conversa ou mesmo filmagens do ato ilícito praticado.

O Código Penal prevê, no artigo 142, inciso II, que não constituem injúria ou difamação punível a opinião desfavorável de uma crítica literária, artística ou científica. Contudo, não se pode realizar uma crítica com a intenção expressa de injuriar ou difamar o autor.

Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

Caso você seja vítima de injúria, é fundamental buscar ajuda de um advogado especializado em direito criminal. O advogado poderá orientá-lo sobre as medidas judiciais cabíveis para proteger seus direitos e garantir que o agressor seja responsabilizado pelos seus atos.

Perdão Judicial
Sendo elas: Quando a vítima é quem provocou a injúria, diretamente e de forma reprovável. Nesse caso, só há uma injúria, o ofendido provoca e o acusado comete a injúria. E o juiz pode deixar de aplicar a pena por entender que a própria vítima deu causa à ofensa.