Quais os benefícios do chá de hortelã para o pulmão?

Perguntado por: adias . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 19 votos

A hortelã e seu óleo essencial contém mentol, um ingrediente popular no tratamento das doenças pulmonares. Esta substância relaxa os músculos lisos das vias respiratórias e promove a respiração normal, principalmente nos casos de congestão.

A hortelã é uma planta muito utilizada para fazer chá para os pulmões, porque alivia a tosse. E, além de chá, existem algumas receitas populares com hortelã de xaropes que servem como expectorantes. Essa planta age como antibiótico e antisséptico, previnindo e tratando congestão nasal, sinusite e rinites.

gengibre

Uma opção excelente para eliminar o muco: o gengibre age como anti-inflamatório, auxiliando na respiração e na desinflamação dos pulmões.

A hortelã faz bem para a saúde? Sim!

  • Alivia tosse e congestão nasal.
  • Combate doenças respiratórias.
  • Melhora a Síndrome do Intestino Irritável.
  • Reduz os gases.
  • Melhora a digestão.
  • Melhora a saúde da pele.
  • Possui ação calmante.

Chá de Hortelã: Hortelã é ótimo para tosse e para inflamações, especialmente se você estiver tendo dificuldade de respirar, pois ele dissolve as mucosas que muitas vezes são muito grossas e não conseguem ser expelidas pelo corpo. Para seu chá ficar ainda mais potente, adicione um pau de canela.

eucaliptol

O eucaliptol (4) teria, assim, graças aos seus óleos essenciais voláteis, um efeito na fluidez do muco pulmonar, propiciando o funcionamento correto dos brônquios. É por isso que é tradicionalmente utilizado em infusão ou por inalação.

estratégia para melhorar se a questão do pulmão ajudar a limpar o pulmão é a nebulização com soro fisiológico. essa nebulização é muito classe que normalmente não têm contra-indicação. justamente porque é só soro mesmo e você vai conseguir.

Confira abaixo:

  1. Respiração diafragmática. A respiração diafragmática ajuda a aumentar a amplitude da sua caixa torácica. ...
  2. Inspiração fracionada. ...
  3. Inspiração profunda. ...
  4. Inspiração sustentada máxima. ...
  5. Respiração abreviada. ...
  6. Respiração das narinas alternadas.

A inalação de vapores poderá ajudar a limpar as vias aéreas superiores, pois favorece a fluidificação do muco e o seu “desprendimento” das vias respiratórias. Poderá ferver algumas folhas de eucalipto ou usar o seu óleo essencial, inalando depois os vapores com uma toalha sobre a cabeça.

"Nossos resultados sugerem que a vitamina K pode desempenhar um papel importante em manter nossos pulmões saudáveis.", disse o pesquisador, Torkil Jespersen, em comunicado. O estudo foi realizado por uma equipe de pesquisadores do Hospital da Universidade de Copenhagen e da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca.

Segundo a nutricionista Aline Petrilli o chá não é indicado para pessoas que têm alterações graves na vesícula devido a atividade colagoga, de estímulo de contração da vesícula biliar, do hortelã. Assim como o chá deve ser evitado por grávidas, lactantes e crianças menores de 5 anos.

Outro uso interessante da erva é no alívio de náuseas e enjoos, justamente graças as propriedades que aliviam as contrações do estômago. Para obter todos esses benefícios, o ideal é beber de 1 a 2 xícaras de chá ao dia. Ademais, a hora de ingerir a bebida faz toda a diferença.

Alguns estudos mostram que a hortelã também pode baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, por isso, o chá não é recomendado para pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou com problemas de pressão arterial. Além disso, pessoas que apresentam pedras nos rins também devem evitar o consumo do chá.

chá de hortelã

Os chás expectorantes mais indicados são: chá de hortelã, chá de guaco, chá de melhoral (ou anador), chá de eucalipto e chá de sabugueiro.