Quais os alimentos que aumentam o açúcar no sangue?

Perguntado por: rleiria . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Quando comemos os dois juntos, a curva fica no meio e não tem glicemia de rebote. O açúcar, pão francês, arroz branco e batata elevam a glicose do sangue rapidamente. Por isso devem ser consumidos junto com outros alimentos, de preferência os que são fontes de fibra alimentar.

A lista dos alimentos de alto índice glicêmico (absorvidos rapidamente pelo organismo), ou seja aqueles que devem ser evitados, inclui o açúcar, arroz branco, batata inglesa, pão branco, biscoitos, doces, chocolate, massas, etc.

Itens como nozes, castanhas e amêndoas são boas opções para controlar os níveis de açúcar no sangue. As oleaginosas são fontes de fibras, gorduras boas, proteínas e contribuem com a saciedade.

FRUTAS QUE SÃO PROIBIDAS PARA QUEM TEM DIABETES E GLICOSE ALTA

  1. 1 MELANCIA. A melancia contém um alto teor de frutose, o que pode elevar os picos de açúcar no sangue, sendo prejudicial a saúde de quem tem diabetes e glicose alta. ...
  2. 2 ABACAXI. ...
  3. 3 MANGA. ...
  4. 4 MAMÃO.

Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

O abacate é uma das frutas mais indicadas para diabéticos porque tem um baixo teor de açúcar. Entretanto, uma vez que ele é bem calórico, é preciso ter moderação. O abacate é rico em uma gordura do tipo ômega-3, muito benéfica para a alimentação.

7 dicas para equilibrar o seu nível de glicose

  1. Reduza os processados. ...
  2. Coma mais fibras. ...
  3. Escolha proteínas de qualidade. ...
  4. Consuma gorduras saudáveis. ...
  5. Prefira alimentos integrais. ...
  6. Cuidado com o jantar. ...
  7. Beba bastante água.

Para baixar a glicose no sangue uma boa opção é ingerir alimentos ricos em fibras, tais como: Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão). Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo).

Confira 5 dicas de como baixar a glicose naturalmente.

  1. COMA VEGETAIS SEM AMIDO. Todos os vegetais proporcionam excelente nutrição com muito poucas calorias. ...
  2. CONSUMA ALIMENTOS RICO EM FIBRAS. ...
  3. REGULE O HORÁRIO DAS REFEIÇÕES. ...
  4. TENHA LANCHES DE EMERGÊNCIA À MÃO. ...
  5. PRATIQUE EXERCÍCIOS.

Para esses diabéticos, de acordo com a Carol, a gelatina diet é uma ótima opção para aquele lanchinho da noite. Vai saciar sua fome, não tem carboidrato e é bem gostosa! Outras opões, essas com mais carboidrato, são o leite, queijo ou o iogurte zero açúcar.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

O extrato de canela ou baunilha adicionado ao café, cereais ou produtos assados oferece um sabor doce sem os efeitos colaterais do açúcar e zero calorias também. Outras ervas e especiarias doces para adicionar a bebidas e refeições incluem chicória, gengibre, noz-moscada e cardamomo.

Os sintomas mais recorres do diabetes são:

  • cansaço e falta de energia;
  • fome frequente;
  • perda de peso;
  • visão embaçada;
  • infecções frequentes;
  • dificuldade de cicatrização;
  • mau hálito;
  • vontade de urinar com frequência.

Sintomas do diabetes tipo 1:

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.

Esta deliciosa fruta tropical é parte de um mito em relação às pessoas com diabetes sobre o que podem ou não comer. Mais uma vez repetiremos: Uma pessoa com diabetes pode comer frutas sem qualquer problema, até mesmo desfrutar de uma banana.