Pode tomar corticoide para gripe?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Embora as evidências atuais sejam limitadas, o tratamento com corticosteroides de pacientes com influenza deve ser evitado, a menos que clinicamente indicado por outros motivos (por exemplo, exacerbação da asma, DPOC, hidrocortisona em dose baixa para insuficiência adrenal ou choque séptico refratário).

A prednisona pode ser usada com dois objetivos clínicos principais: anti-inflamatório, para reduzir dor, rubor, calor e edema, e também como imunossupressor, nos casos de alergias, ou mesmo para evitar rejeição a transplantes. Predsim não é indicado para tratar a gripe.

Quais são os melhores medicamentos para gripe?

  • Paracetamol e dipirona. O parecetamol e a dipirona são analgésicos e antitérmicos, ajudando no controle da febre, das dores de cabeça e da sensação de mal-estar e cansaço. ...
  • Ibuprofeno, diclofenaco ou nimesulida. ...
  • Soro fisiológico. ...
  • N-acetilcisteína. ...
  • Loratadina e dexclorfeniramina.

Perguntas frequentes sobre esse remédio
A dose de início de tratamento com Prednisolona em adultos pode variar de 5 a 60 mg por dia, dependendo do caso e gravidade da patologia. Em crianças, a dose inicial pode variar de 0,14 a 2mg/kg de peso por dia, podendo ser administrada de 1 a 4 vezes por dia.

Algumas condições de saúde também devem ser revistas pelo médico, com muita atenção, antes de prescrever corticoides. Hipertensos, epilépticos, pessoas com úlcera no estômago, glaucoma, diabetes e com problemas nos rins têm maiores riscos.

Nesse caso, repousar, tomar banhos de água morna e tomar medicamentos com ação analgésica, antitérmica e anti-inflamatória pode ajudar bastante, fornecendo um tratamento rápido para gripe.

Para que serve o Predsim e para que é indicado? Predsim® é indicado para o tratamento de doenças endócrinas, osteoarticulares e osteomusculares, reumáticas, do colágeno, dermatológicas, alérgicas, oftálmicas, respiratórias, hematológicas, neoplásicas, e outras, que respondam à terapia com corticosteroides.

Primeiramente, beber bastante água sempre ajuda, pois manter as vias aéreas mais hidratadas, prevenindo do ressecamento e irritação. Um chá quente também pode ser uma boa ideia, além de inalar o vapor, ingredientes como limão, mel e gengibre podem trazer um grande alívio.

REMÉDIO PARA DOR DE GARGANTA

  • paracetamol;
  • dipirona;
  • ibuprofeno;
  • ácido acetilsalicílico.

Os corticoides são substâncias utilizadas para reduzir inflamações ou atividade do sistema imunológico do corpo. Dessa forma, os efeitos do corticoide alteram a ação do hormônio cortisol, influenciando no funcionamento de células da pele, tecido gorduroso ou ossos.

A diferença está na forma biológica delas. A Prednisona depois de ingerida, ou seja engolida, precisa passar para o fígado para ser transformada em PrednisoLONA, para poder ser ativa e então funcionar! A PrednisoLONA, que é a forma ativa, depois de ingerida não precisa passar pelo fígado!

Ambos os fármacos têm as mesmas indicações e posologias.
Mas, alguns pacientes com disfunção hepática podem ter mais vantagens com a prednisolona, já que não requer biotransformação hepática. Porém, como os medicamentos não são bioequivalentes e intercambiáveis, é necessária a prescrição médica para a mudança.

Corticoides são anti-inflamatórios e bronquiodilatadores potentes que podem ser vendidos em forma de xarope para tosse de crianças. Um exemplo é a prednisona. Porém, o uso por muito tempo e de modo recorrente desse tipo de medicamento expõem as crianças a alguns efeitos colaterais sérios.